Por Ricardo Vieira para o Pplware. A 3º semana de Março é particularmente rica em estreias. São 10 filmes que aterram em terras lusas. Entre eles destacam-se a história de Che Guevara como estreia da semana, a adaptação da BD “The Spirit” e dois filmes portugueses. Não deixem de continuar a ler, para saberem mais.
THE SPIRIT (the spirit) Acção|EUA|108 min Realização: Frank Miller Argumento: Frank Miller, Will Eisner (BD) Intérpretes: Gabriel Macht, Scarlett Johansson, Samuel L. Jackson, Eva Mendes, Paz Vega IMDB: 5,1/10 (8 422 votos) RT: 15% (103 críticas)
“My city screams. She is my lover. And I am her spirit.” Adaptado da inspiradora obra de Will Eisner, The Spirit é a fusão entre a mestria da descrição e o brilhante grafismo da CGI que nos remete para um estilizado mundo de aventura, perigo e romance.
The Spirit conta a história de Denny Colt, um polícia assassinado que misteriosamente ressuscita como vigilante mascarado de nome Spirit. Determinado a manter a sua querida cidade de Central City a salvo, Spirit persegue os vilões, e por entre as sombras procura insistentemente o pior de todos eles: um megalomaníaco psicótico conhecido como Octopus.
A CORTE DO NORTE Drama|Portugal|122 min Realização: João Botelho Argumento: João Botelho, José Álvaro Morais, Agustina Bessa-Luís (romance) Intérpretes: Ana Moreira, Rogério Samora, Ricardo Aibéo, Rita Blanco IMDB: 10/10 (7 votos) RT: ?
Esta é a história de Emília de Sousa, a maior actriz que o teatro português conheceu nos finais do séc. XIX, que abandonou por uns anos a carreira para se casar com o rico madeirense Gaspar de Barros e transformar-se na Baronesa Madalena do Mar.
Tão bela quanto Sissi, a Imperatriz da Áustria, com quem conviveu no Inverno de 1860/61, decidiu construir um mistério que perdurou por quatro gerações e por mais de um século. Que nos interessa que um senhor qualquer se deite com uma mulher? Mas quando alguém se atirava ao mar, isso levanta variadas hipóteses. Será isto ainda amor, ou só o gesto envergonhado do sublime?
MARLEY E EU (Marley & me) Comédia|EUA|111 min Realização: David Frankel Argumento: Scott Frank, Don Roos e John Grogan (livro) Intérpretes: Owen Wilson, Jennifer Aniston, Eric Dane, Kathleen Turner, Alan Arkin IMDB: 7,2/10 (7 264 votos) RT: 61% (114 críticas)
“Heel the love” Durante a noite do seu casamento, e enquanto a neve vai caindo, os recém-casados John e Jenny Grogan decidem deixar para trás os difíceis Invernos de Michigan e partirem para sul, iniciando as suas vidas em West Palm Beach, na Flórida. Aí, eles conseguem trabalho como jornalistas em diferentes jornais locais, comprar a sua primeira casa, e fazer o seu caminho através dos desafios do matrimónio, de novas carreiras e, possivelmente, da decisão de constituir família…
Inseguro, e não estando preparado para criar crianças, John confessa os seus receios ao seu colega jornalista, Sebastian, que lhe apresenta a solução perfeita: “Poderás dar um cachorrinho a Jenny. Não há nada melhor que isso”, diz Sebastian. Então eles resolvem adoptar Marley, um “fofinho” e “gorducho” Labrador amarelo, que não tarda muito em crescer e transformar o lar dos Grogans num autêntico turbilhão…nada escapará à sua voracidade e irreverência! Mas John e Jenny percebem por fim que Marley – “o pior cão do mundo” – de alguma maneira fez vir ao de cima o melhor que existe neles…
CHE – O ARGENTINO (Che – el argentino) Biografia|Espanha, Franca, EUA|126 min Realização: Steven Soderbergh Argumento: Peter Buchman Intérpretes: Benicio Del Toro, Santiago Cabrera, Demián Bichir, Julia Ormond IMDB: 7,6/10 (3 947 votos) RT: 71% (28 críticas)
A 26 de Novembro de 1956, Fidel Castro parte para Cuba com oitenta rebeldes. Um deles é “Che” Guevara, um médico argentino que partilha com Fidel um objectivo – derrubar a ditadura corrupta de Fulgêncio Batista. Che torna-se uma força indispensável e rapidamente aprende a arte da guerrilha.
À medida que segue para a frente de combate, Che é adoptado pelos seus camaradas e pelo povo cubano. O Argentino mostra a ascensão de Che na Revolução Cubana, de médico a comandante e, mais tarde, a herói revolucionário.
RESTANTES ESTREIAS: Espírito do Mal, Redline – Velocidade Sem Limites, Júlia – Uma Vida De Sombras, Jonas Brothers: O Concerto 3D, O Canto Dos Pássaros, 100 Volta.
SUGESTÃO DA SEMANA: Os Condenados De Shawshank (shawshank redemption) de 1994.
“Get busy livin’, or get busy dyin’” Um dos melhores filmes de sempre. Drama muito forte e profundo, brilhantemente interpretado por Morgan Freeman e Tim Robbins. Número 1 do IMDB e, provavelmente número 1 de muitos cinéfilos!