Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia de “Jack Reacher”, um filme baseado no bestseller de Lee Child, que surge no grande ecrã como um dos heróis mais interessantes adaptado de uma obra literária. Destaque ainda para a estreia de “The Paperboy – Um Rapaz do Sul”, que junta Matthew McConaughey, Nicole Kidman, John Cusack e Zac Efron nos principais papeis e é baseado no livro homónimo de 1995 de Peter Dexter.

Estreia ainda o filme o “Entre Irmãs”, é realizado por Lynn Shelton (“Humpday”), através do argumento da própria; “O Meu pior Pesadelo”, uma comédia francesa estrelada pelos bem conceituados atores André Dussollier e Isabelle Huppert; o filme “Paraíso a Oeste”, ancorado nas peripécias de um imigrante ilegal que mergulha no mar Egeu quando o barco onde viaja é interceptado pelas autoridades; e por fim, “Também a chuva”, o novo filme de Icíar Bollaín.

JACK REACHER M12|ACÇÃO, CRIME, DRAMA, THRILLER|EUA|130m

Realizador: Christopher McQuarrie Argumento: Christopher McQuarrie, Lee Child Intérpretes: Tom Cruise, Rosamund Pike, Robert Duvall, David Oyelowo, Richard Jenkins, Werner Herzog, Jai Courtney, Vladimir Sizov, Joseph Sikora, Michael Raymond-James, Alexia Fast IMDB: 7,3 /10 (5 563 votos)

Baseado no bestseller de Lee Child, surge no grande ecrã um dos heróis mais interessantes adaptado de uma obra literária – Jack Reacher um investigador ex-militar. O filme realizado e escrito por Christopher McQuarrie, Tom Cruise contracena ao lado de Rosamund Pike, Richard Jenkins, Werner Herzog, David Oyelowo e Robert Duvall.

Seis tiros. Cinco mortos. Uma cidade do interior mergulha no terror, mas a polícia resolve o caso em poucas horas. Tudo parece fácil. Mas há um problema. O suspeito capturado afirma que apanharam o homem errado e tem um pedido: procurem Reacher.

E o antigo investigador da polícia militar Jack Reacher vai aparecer. Ele conhece este homem e sabe que o atirador de elite treinado no exército nunca falharia um tiro. Algo não bate certo e, de repente, o caso aparentemente fácil, explode em várias direções.

Reacher forma equipa com a advogada de defesa e começa a busca por um inimigo invisível.

Um filme com realização e argumento de Christopher McQuarrie (argumentista de “Os Suspeitos do Costume”, “A Lei das Armas”, “Valquíria” ou “O Turista”), a partir da conhecida personagem criada por Jim Grant (sob o pseudónimo Lee Child) e que deu origem a uma vasta literatura policial.

Para além de Tom Cruise, o filme conta ainda com as participações dos actores Richard Jenkins, Robert Duvall, Rosamund Pike, David Oyelowo e ainda de um “cameo” com o realizador Werner Herzog.

ENTRE IRMÃS M12|COMÉDIA, DRAMA|EUA|90m

Realizador: Lynn Shelton Argumento: Lynn Shelton Intérpretes: Mark Duplass, Emily Blunt, Rosemarie DeWitt, Mike Birbiglia, Mel Eslyn, Jeanette Maus, Kate Bayley, Jeremy Mackie, Jennifer Maas, Dori Hana Scherer IMDB: 6,7 /10 (5 395 votos)

“Entre Irmãs” é realizado por Lynn Shelton (“Humpday”), através do argumento da própria, e conta no elenco com Emily Blunt, Rosemarie DeWitt, Mark Duplass, Mike Birbiglia, entre outros. No filme, Íris (Emily Blunt) convida o seu amigo Jack (Mark Duplass) para ficar longe da sua família da ilha depois da morte do seu irmão. Na sua cabana isolada ele encontra-se com Hannah, irmã de Iris e começam dias reveladores.

Um ano após a morte de Tom, o seu irmão Jack (Duplass) continua em conflito emocional. Depois de fazer uma cena desagradável numa festa em memória a Tom, Iris (Blunt) oferecer a Jack a sua casa de família numa remota ilha a noroeste do Pacífico, para que ele faça um período de reflexão.

Ao chegar, Jack depara-se com Hannah, a irmã de Iris (Dewitt), que se refugiou na mesma casa e se encontra a sofrer com o fim repentino de uma relação de sete anos.

Sem contar com isso, Hannah acaba por encontrar consolo na presença inesperada de Tom, e uma noite de conversa e bebida termina numa inesperada aventura entre os dois. Cuja consequência é agravada pelo fato de Iris aparecer de surpresa na manhã seguinte.

“Entre Irmãs” é realizado por Lynn Shelton (“Humpday”), através do argumento da própria, e conta no elenco com Emily Blunt, Rosemarie DeWitt, Mark Duplass, Mike Birbiglia, entre outros. O filme estreia no dia 15 de Junho de 2012, nas salas de cinema norte-americanas.

O MEU PIOR PESADELO M12|COMÉDIA, ROMANCE|FRANÇA|103m

Realizador: Anne Fontaine Argumento: Anne Fontaine, Nicolas Mercier Intérpretes: Isabelle Huppert, Benoît Poelvoorde, André Dussollier, Virginie Efira, Corentin Devroey, Donatien Suner, Aurélien Recoing, Françoise Miquelis IMDB: 6,0 /10 (740 votos)

“O Meu pior Pesadelo” é uma comédia francesa estrelada pelos bem conceituados atores André Dussollier e Isabelle Huppert. No filme Agathe e Patrick (Isabelle Huppert e Benoît Poelvoorde), o casal tem apenas um filho, já que a mãe trabalha em uma galeria e é uma pessoa extremamente ocupada e eficiente, não tendo tempo a perder com outros assuntos.

Ela vive com o filho e o marido num apartamento de luxo, próximo dos chiques Jardins do Luxemburgo, em Paris.

Ele vive apenas com o seu filho, nas traseiras de uma carrinha.

Ela é Diretora de uma prestigiada fundação de arte contemporânea.

Ele sobrevive realizando biscates e dos subsídios da segurança social.

Ela concluiu toda a sua formação universitária em apenas 7 anos.

Ele passou quase 7 anos atrás das grades.

Ela é intima do Ministro da Cultura e das Artes.

Ele torna-se próximo de todas e mais alguma bebida alcoólica que encontre no seu caminho.

Ela aprecia debates intelectuais…

Ele aprecia encontros sexuais de ocasião, de preferência com companheiras volumosas.

Eles são o oposto… e não se podem ver um ao outro. Na verdade, é mesmo improvável que alguma vez se conhecessem, não fosse os seus filhos serem amigos inseparáveis.

Mas no fim, ambos irão perceber porque é que os opostos se atraem…

Uma comédia escrita e realizada por Anne Fontaine (“Entre As Suas Mãos”, “Coco Avant Chanel”, “O Preço da Traição “).

PARAÍSO A OESTE M12|DRAMA|FRANÇA|110m

Realizador: Costa-Gavras Argumento: Costa-Gavras, Jean-Claude Grumberg Intérpretes: Riccardo Scamarcio, Odysseas Papaspiliopoulos, Léa Wiazemsky, Tess Spentzos, Kristen Ross, Stella-Melina Vasilaki, Gil Alma, Eric Caravaca, Constantine Markoulakis, Mona Achache IMDB: 6,8 /10 (1 241 votos)

O filme “Paraíso a Oeste” é ancorado nas peripécias de um imigrante ilegal que mergulha no mar Egeu quando o barco onde viaja é interceptado pelas autoridades. Ele segue o seu refúgio numa estância turística de luxo, assim como os restantes locais por onde passa na sua viagem até Paris. Intrigante combinação de road movie com traços de comédia burlesca e metáfora social, a mais recente longa-metragem de Costa-Gavras vê-se sempre com curiosidade ao longo das suas duas horas.

Mar Mediterrâneo. Um barco de imigrantes é interceptado pela polícia costeira a poucos quilómetros da costa. Elias (Riccardo Scamarcio), decidido a chegar a Paris a qualquer custo, atira-se ao mar e foge.

Na manhã seguinte, desperta numa praia de nudistas de um hotel de luxo. Misturando-se entre turistas e funcionários tenta, a todo o custo, escapar às autoridades. Porém, com um francês rudimentar e sem ter qualquer ideia de como chegar ao seu destino, Elias vai iniciar uma viagem difícil.

Mas, pelo caminho, também conhecerá pessoas muito especiais, cuja ajuda será preciosa para o levar ao lugar onde decidiu recomeçar a vida.

Com argumento e realização do aclamado realizador grego Costa-Gavras (“Missing – Desaparecido”, “Amen”, “Golpe a Golpe”), um drama sobre a realidade dos imigrantes ilegais na União Europeia.

TAMBÉM A CHUVA M12|DRAMA|ESPANHA|105m

Realizador: Icíar Bollaín Argumento: Paul Laverty Intérpretes: Gael García Bernal, Luis Tosar, Karra Elejalde, Karra Elejalde, Raúl Arévalo, Carlos Santos, Cassandra Ciangherotti, Milena Soliz, Leónidas Chiri IMDB: 7,2 /10 (4 800 votos)

“Também a chuva”, o novo filme de Icíar Bollaín (“Te doy mis ojos “), conta com o argumento do colaborador de Ken Loach, e companheiro sentimental, Paul Laverty. Esta longa-metragem conta a história de um produtor e de um realizador de cinema que chegam à Bolívia para filmar uma obra sobre a conquista espanhola de Santo Domingo. A meio da rodagem, ambos terão de fazer frente aos protestos locais contra a privatização da água.

Sebastian (Gael García Bernal) é um jovem realizador mexicano que chega à Bolívia decidido a fazer o filme da sua vida. Ele quer mostrar as atrocidades infligidas sobre a população aquando a chegada de Cristóvão Colombo à América.

Com um orçamento limitado, Costa (Luis Tosar), o produtor do filme, regozija-se por poder empregar actores e figurantes locais que, para além disso, podem recriar o realismo necessário à história.

Porém, assim que as filmagens se iniciam são logo interrompidas pela revolta liderada por um dos actores contra a privatização da água. Subitamente, toda a equipa acaba empurrada para uma situação de crise que não poderia prever.

Agora, divididos entre abraçar a causa da população ou continuar a produção do filme, a equipa compreende que já não há retorno e que as suas vidas foram inevitavelmente transformadas por aquelas pessoas…

Quinta longa-metragem da espanhola Icíar Bollaín (“Flores de Otro Mundo”, “Dou-te os Meus Olhos”), a partir do argumento escrito por Paul Laverty, um filme dramático que tenta retratar a revolução conhecida pelo nome Guerra da Água que, em Abril de 2000, ocorreu na zona de Cochabamba, Bolívia.

THE PAPERBOY – UM RAPAZ DO SUL M12|THRILLER|EUA|107m

Realizador: Lee Daniels Argumento: Lee Daniels, Pedro Almodóvar, Peter Dexter Intérpretes: Zac Efron, Matthew McConaughey, Nicole Kidman, John Cusack, David Oyelowo, Scott Glenn, Ned Bellamy, Nealla Gordon, Macy Gray IMDB: 6,3 /10 (1 455 votos)

O filme “The Paperboy – Um Rapaz do Sul” junta Matthew McConaughey, Nicole Kidman, John Cusack e Zac Efron nos principais papeis. Baseado no livro homónimo de 1995 de Peter Dexter, o filme conta a história dos dois filhos de W.W. James, editor do jornal Moat County Tribune. Jack, o filho mais novo e o paperboy que dá nome à longa-metragem, deixou a faculdade para entregar jornais na região. Ward, o mais velho, é jornalista no jornal Miami Times, e regressa à sua terra natal para cobrir a prisão de um homem condenado à morte pelo suposto assassinato do xerife da zona. O crime fará Jack e Ward trabalharem juntos.

1969, Lately, Florida. Ward Jansen (Matthew McConaughey, de “Cliente de Risco”), jornalista do Miami Times, regressa à sua cidade natal acompanhado pelo colega de profissão Yardley Acheman (David Oyelowo). Vieram a pedido de Charlotte, uma enigmática mulher que troca correspondência com homens detidos no corredor da morte. Estão dispostos a investigar o caso de Hillary Van Wetter (John Cusack, um caçador de aligatores que está prestes a ser executado sem provas convincentes.

Convencidos de que estão perante o artigo que relançará as suas carreiras, percorrem a região guiados por Jack (Zac Effron, de “High School Musical”), o irmão mais novo de Ward.

Fascinado por Charlotte, Jack leva-os da prisão de Moat County aos pântanos onde a carga de segredos aumenta. A investigação avança até ao coração da Flórida húmida e desgastante e acaba por revelar que, às vezes, a busca pela verdade pode dar origem a muitos males…

Realizado por Lee Daniels (“Na Sombra do Assassino”, “Precious”), um filme baseado na novela de Pete Dexter, que tem por base uma história verídica acontecida nos EUA, no final dos anos 60. O filme esteve em competição pela Palma de Ouro na edição de 2012 do Festival de Cannes.

Exit mobile version