Pplware

Tardes de Cinema

Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme “Prometheus”, que nos leva numa expedição espacial em busca do maior de todos os segredos, o que se torna num desafio à perseverança e sobrevivência da tripulação quando confrontada com um pesadelo como a humanidade nunca viu.

Estreia ainda o filme “Apanha-me esse Gringo”, produzido e interpretado por Mel Gibson; “As Neves do Kilimanjaro”, um filme sobre a bondade e a capacidade de perdoar; a comédia “Dark Horse – Diários de um falhado”, que inaugurou o festival IndieLisboa; o filme espanhol “O Monge”, uma obra polémica, tendo sido vítima da censura durante muitos anos; “Rampart, o Renegado”, um policial que conta no elenco com Woody Harrelson, Ben Foster e Sigourney Weaver; e por fim, da Dinamarca o filme “SuperClássico”.

PROMETHEUS M12|ACÇÃO, FICÇÃO CIENTÍFICA, TERROR|EUA|124m

Realizador: Ridley Scott Argumento: Damon Lindelof, Dan O’Bannon, Ronald Shusett, Jon Spaihts Intérpretes: Noomi Rapace, Logan Marshall-Green, Michael Fassbender, Charlize Theron, Idris Elba, Guy Pearce, Sean Harris, Rafe Spall, Emun Elliott, Benedict Wong, Kate Dickie, Patrick Wilson IMDB: 8,0 /10 (13 755 votos)

O filme “Prometheus” leva-nos numa expedição espacial em busca do maior de todos os segredos, o que se torna num desafio à perseverança e sobrevivência da tripulação quando confrontada com um pesadelo como a humanidade nunca viu. Com Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Idris Elba, Guy Pearce e Ben Foster, o filme segue uma equipa de cientistas e investigadores numa jornada espacial que vai testar os seus limites mentais e físicos e levá-los até mundos distantes onde eles descobrirão a resposta às questões mais importantes sobre a vida.

2058. Depois de descoberto um mapa alienígena que estabelece as relações de diversas civilizações ao longo de várias épocas da vida da Terra, a nave Prometheus e a sua equipa de cientistas é enviada aos confins do universo em busca da raça que lhes deu origem.

No entanto, ao descobrirem o grande segredo da criação da vida, deparam-se também com a maior ameaça à sua extinção.

Realizado por Ridley Scott, um filme de ficção científica que tenciona ser o preâmbulo da saga Alien iniciada, em 1979, pelo mesmo realizador.

APANHA-ME ESSE GRINGO M12|ACÇÃO, CRIME, DRAMA|EUA|95m

Realizador: Adrian Grunberg Argumento: Mel Gibson, Adrian Grunberg, Stacy Perskie Intérpretes: Mel Gibson, Peter Stormare, Dean Norris, Sofía Sisniega, Kevin Hernandez, Stephanie Lemelin, Bob Gunton, Scott Cohen, Patrick Bauchau, Aaron Cohen IMDB: 7,4 /10 (8 757 votos)

“Apanha-me esse Gringo”, com a chancela da Icon, é um explosivo filme de Acão com toques de humor negro, realizado por Adrian Grunberg e produzido e interpretado por Mel Gibson. No filme, a fugir da policia americana após assaltar um banco, Mel Gibson é obrigado a cruzar a fronteira do México onde é capturado pela polícia local. Colocado numa prisão controlada por bandidos e policias corruptos ele terá somente a ajuda de um rapaz para sobreviver dentro da prisão e planear a sua fuga.

Driver (Mel Gibson) é um criminoso que, ao ser perseguido pela patrulha fronteiriça dos EUA depois de um assalto que lhe rendeu milhões de dólares, acaba por conseguir passar a fronteira para o México.

Porém, julgando que tinha escapado ao pior, nunca imaginaria o que o destino lhe reservava: preso pelas autoridades mexicanas, é enviado para El Pueblito, uma prisão onde coabitam todo o género de criminosos e onde os bandidos da pior espécie impõem as leis. Naquele lugar, que acomoda mais de dois mil prisioneiros, os familiares e amigos têm a possibilidade de entrar e sair sempre que o desejarem e até mesmo de viver dentro de portas.

É então que Driver acaba por se envolver com uma mulher com um passado misterioso e com o seu filho (Kevin Hernandez), uma criança de apenas nove anos que se tornará na sua única esperança de sobrevivência.

AS NEVES DE KILIMANJARO M12|DRAMA|FRANÇA|150m

Realizador: Robert Guédiguian Argumento: Robert Guédiguian, Victor Hugo Intérpretes: Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin, Gérard Meylan, Marilyne Canto, Grégoire Leprince-Ringuet, Anaïs Demoustier, Adrien Jolivet, Robinson Stévenin, Julie-Marie Parmentier IMDB: 7,3 /10 (732 votos)

Realizado por Robert Guédiguian (“Um Passeio Pela História”, “O Exército do Crime”) e estreado no Festival de Cannes em 2011, “As Neves do Kilimanjaro” é um filme sobre a bondade e a capacidade de perdoar, que se inspira no poema “Pobres” (“Les Pauvres Gens”), de Victor Hugo (1802-1885).

Depois de muitos anos dedicado à empresa onde trabalhava, Michel (Jean-Pierre Darroussin) acaba por ser dispensado das suas funções. Apesar de tudo, não perde o optimismo e continua a sua vida, calma e feliz, ao lado de Marie-Claire (Ariane Ascaride), a sua esposa de 30 anos.

Até serem assaltados por dois homens que os agridem e lhes roubam todo o dinheiro que haviam juntado para uma viagem de sonho à Tanzânia. Mas o verdadeiro choque ocorre quando ambos percebem que o assalto foi arquitectado por um dos operários da comunidade que, por estar desempregado, tem a família a passar por sérias dificuldades.

A partir desse momento Michel e Marie-Claire questionam-se até que ponto a violência pode ter sido justificada. Agora, para que possam regressar à tranquilidade da sua vida e aceitar o que lhes aconteceu, eles têm de perceber os motivos que levaram aquele homem àquelas circunstâncias.

DARK HORSE – DIÁRIOS DE UM FALHADO M12|COMÉDIA, DRAMA|EUA|84m

Realizador: Todd Solondz Argumento: Todd Solondz Intérpretes: Jordan Gelber, Selma Blair, Christopher Walken, Justin Bartha, Zachary Booth, Mia Farrow, Aasif Mandvi, Tyler Maynard IMDB: 6,8 /10 (314 votos)

“Dark Horse – Diários de um falhado”, que foi o escolhido para inaugurar o festival IndieLisboa, é um filme de de Todd Solondz (“Hapiness”, “Storytelling”) que será distribuído em Portugal pela Zon Lusomundo. Com Jordan Gelber (“The Taking of Pelham 123”), Selma Blair, Mia Farrow, Justin Bartha e Christopher Walken, “Dark Horse” segue um trintão (Gelber) que ainda vive com os pais. Paralelamente, acompanhamos uma mulher (Blair) – também trintona – que é obrigada a regressar a casa dos pais depois da sua carreira profissional fracassar. Sentindo-se saturados da situação, o homem e a mulher decidem casar-se.

Abe é uma espécie de homem-criança. Aos trinta e poucos anos é incapaz de fazer parte do mundo dos adultos. Ainda vive na casa dos pais, trabalha sem qualquer entusiasmo na empresa do pai e passa a maior parte do tempo no eBay à procura de brinquedos antigos.

Os únicos aliados de Abe são a sua superprotectora mãe e a secretária do seu pai, que de boa vontade acaba os trabalhos que ele deixa em atraso.

Na sequência de um primeiro encontro incrivelmente desajeitado num casamento judaico com uma jovem chamada Miranda, Abe decide continuar a procurar a sua nova amiga, apesar de uma evidente falta de interesse mútuo.

O MONGE M12|THRILLER|ESPANHA|101m

Realizador: Dominik Moll Argumento: Matthew Lewis, Dominik Moll Intérpretes: Vincent Cassel, Déborah François, Joséphine Japy, Sergi López, Catherine Mouchet, Jordi Dauder, Geraldine Chaplin, Roxane Duran, Frédéric Noaille IMDB: 5,9 /10 (752 votos)

No filme “O Monge”, Vincent Cassel interpreta um pregador do século XVII nesta adaptação de Dominik Moll do importante romance gótico de Matthew Lewis. Depois de ser rescrito por Artaud e uma tentativa falhada por Buñuel para adaptá-lo ao cinema, a história do jovem escritor Matthew Gregory Lewis, publicada em 1796 na Inglaterra protestante como um manifesto anti-católico, é adaptada agora por Dominik Moll ao cinema. A obra é considerada polémica, tendo sido vítima da censura durante muitos anos. Ou seja, perfeita para Moll levar às salas…

Abandonado em bebé na escadaria de um mosteiro e criado segundo os estritos costumes dos monges Capucinos, Ambrósio tornou-se o mais famoso pregador de todo o país. Mas apesar de largas multidões virem de todos os cantos para ouvir os seus hipnóticos discursos, o seu sucesso também causava inveja entre alguns dos seus colegas monges.

Convencido da sua virtude e sentido de justeza, o Irmão Ambrósio pensa ser imune a todas as tentações… Até que obscuros acontecimentos começam a aterrorizar o mosteiro.

Estarão ligados à inesperada chegada de Valério, um monge aprendiz com o miraculoso dom de aliviar as terríveis dores de cabeça de Ambrósio e esconde a sua cara desfigurada por debaixo de uma mascara de cera?

Será que Ambrósio vai ver as suas convicções abaladas, penetrando no caminho do pecado?

RAMPART O RENEGADO M12|ACÇÃO, AVENTURA, CRIME, DRAMA|EUA|108m

Realizador: Oren Moverman Argumento: James Ellroy, Oren Moverman Intérpretes: Woody Harrelson, Ben Foster, Sigourney Weaver, Robin Wright, Steve Buscemi, Brie Larson, Anne Heche, Jon Bernthal, Ice Cube, Ned Beatty, Cynthia Nixon, Jon Foster IMDB: 6,0 /10 (6 650 votos)

O filme “Rampart, o Renegado” é um policial que conta no elenco com Woody Harrelson, Ben Foster e Sigourney Weaver. A história passa-se em 1999, em Los Angeles, onde o polícia veterano Dave Brown, o último dos polícias renegados, trabalha para cuidar da sua família e luta pela sua própria sobrevivência. Este filme realizado por Oren Moverman debutou nos cinemas internacionais em Janeiro de 2012.

Los Angeles, 1999. Dave Brown é um veterano da guerra do Vietname e policia na esquadra do bairro de Rampart, relegado para o “trabalho sujo” utilizando o seu próprio código de justiça, na maior parte das situações não se preocupando em distinguir o certo do errado de modo a manter o seu estado de espírito de “missão”.

Quando é apanhado em flagrante, por uma câmara, a espancar um suspeito, Brown acaba envolvido numa espiral pessoal e emocional, simultaneamente selando o seu destino ao recusar modificar o seu comportamento face aos acontecimentos recentes e à luz de um escândalo de corrupção no seu departamento.

Brown interioriza a sua angústia, medo e paranoia, enquanto o mundo ao seu redor – composto por duas ex-mulheres que são irmãs, duas filhas, um velho mentor que apenas oferece maus conselhos, grupos de investigadores, e uma série aleatória e indiferente de mulheres- começa a fazer cada vez menos sentido.

No final, o que resta é um ser humano que vai sendo desprovido de qualquer pretensão, machismo, arrogância, chauvinismo, homofobia, racismo, agressão, misantropia.

SUPERCLÁSSICO M12|COMÉDIA|DINAMARCA|99m

Realizador: Ole Christian Madsen Argumento: Ole Christian Madsen, Anders Frithiof August Intérpretes: Paprika Steen, Anders W. Berthelsen, Adriana Mascialino, Sebastián Estevanez, Dafne Schiling, Jamie Morton, Mikael Bertelsen, Miguel Dedovich IMDB: 6,6 /10 (523 votos)

“SuperClássico” é uma comédia que nos conta a história de um casal que está prestes a divorciar-se. A Mulher que foi para a Argentina conheceu um jogador de futebol do Boca Juniors e o seu marido parte com o seu filho da Dinamarca, onde vivem, com destino a Buenos Aires, com o objectivo de tratar do divórcio.

O Superclásico na Argentina é conhecido pelo grande clássico do futebol deste país, Boca Juniors vs River Plate, os eternos rivais da cidade Buenos Aires.

Esta comédia conta-nos a história de um casal que está prestes a divorciar-se. A Mulher que foi para a Argentina conheceu um jogador de futebol do Boca Juniors e o seu marido parte com o seu filho da Dinamarca, onde vivem, com destino a Buenos Aires, com o objectivo de tratar do divórcio.

O Marido ao chegar a Buenos Aires fica surpreendido com a vida que a sua mulher leva, cheia de ostentação por ser casada com um jogador de futebol.

Exit mobile version