A prática de adquirir DVDs está cada vez mais em desuso mas, durante anos, foram muitos os que criaram verdadeiras bibliotecas de filmes e que agora não têm qualquer utilidade… Ou até poderão ter!
O projecto MovieSwap apresenta-se como uma solução que promete revolucionar o mundo do streaming de filmes e séries de forma simples e legal, combatendo, de certa forma, o mundo da pirataria, com os seus DVDs.
Se hoje serviços como o Netflix vieram revolucionar a forma como se vê televisão e como se consomem filmes e séries, a verdade é que há ainda alguma limitação de conteúdos, muito por culpa dos contratos com produtoras e distribuidoras de conteúdos.
Outros serviços, como o encerrado Wareztuga, vingam no mundo da Internet, mas o combate à pirataria online tem acabado com estes serviços, o que “obriga” os consumidores e perder tempo a procurar um novo serviço que os satisfaça.
MovieSwap surge como uma solução
Em fase de financiamento colectivo, através da plataforma de Kickstarter, o MovieSwap apresenta-se como um meio simples, legal e barato para ver qualquer filme ou série.
Este é um serviço que dispõe de um vasto catálogo de filmes e séries, onde não há contratos com produtoras nem com distribuidoras de conteúdos. Há sim toda uma comunidade de utilizadores, que para assistirem a um vídeo tem também que partilhar.
Compre um DVD e empreste-o via streaming
A ideia base é mais ou menos a mesma que acontecia na vida real durante os anos áureos dos leitores de DVD, quando cada família tinha um leitor de DVD, comprava os seus filmes, assistia e depois trocava DVDs com os amigos.
Aqui a partilha é feita com base na cloud, mas onde existem DVDs físicos para suportar essa partilha. Ou seja, a comunidade doa os seus DVDs ao provejo e estes filmes e séries são armazenadas num repositório de multimédia na cloud. Com os DVDs físicos em sua posse, o MovieSwap pode emprestar os vídeos que quiser, neste caso, via streaming.
Estes conteúdos poderão ser então vistos em qualquer dispositivo, entre tablets, smartphones e PCs, em qualquer lugar, contanto actualmente já com mais de 200 mil discos. Segundo os criadores do projecto, há ainda o intuito de poder transmitir estes conteúdos para TV através de um acessório HDMI, como o Chromecast, por exemplo.
Os investidores do projecto poderão financiá-lo com 5 euros (ou mais) ou com o envio de DVDs para adicionar ao catálogo, tendo regalias diferentes, dependendo do montante investido.
Quando estará disponível?
A data estimada para este serviço ficar disponível é em Agosto deste ano, mas até é possível que este seja um projecto que nunca passe disso mesmo. A indústria cinematográfica terá certamente uma palavra a dizer sobre este novo conceito de streaming.