Há uma nova investigação sobre os carros Tesla Model 3 e Model Y relativos a casos em que o condutores perderam o controlo da direção e a direção assistida. É mais um caso que se junta a outras investigações que envolvem os carros da Tesla.
A NHTSA anunciou que abriu uma nova investigação sobre o Tesla Model 3 e o Model Y mais recentes, com mais de 12 relatos de condutores que estão a perder o controlo da condução e a direção assistida.
A Tesla tem estado sob muitas investigações da NHTSA ao longo dos anos, muitas delas relacionadas com o Autopilot e Full Self-Driving, mas, embora este caso esteja relacionado com a direção, não está claro se esses recursos estão relacionados.
A NHTSA divulgou um aviso de Avaliação Preliminar (PE) sobre a situação onde refere ter recebido 12 reclamações sobre veículos Model 3 e Model Y que perdem a capacidade de condução e/ou direção assistida:
O Escritório de Investigação de Defeitos (ODI) está a abrir uma Avaliação Preliminar (PE) sobre veículos Tesla Model 3 e Model Y do ano modelo 2023, devido a relatos de incapacidade de conduzir o veículo e perda da direção assistida.
Explicou ainda que cinco das reclamações indicam uma incapacidade de conduzir o veículo. Sete relatórios adicionais citam a perda da direção assistida, resultando em maior esforço para controlar o veículo. Uma PE foi aberta para avaliar o alcance, a frequência, os processos de fabricação e a gravidade, associados a essa condição.
Até agora, nenhum dos incidentes relatados resultou em ferimentos ou morte, mas a NHTSA mencionou que um resultou em acidente ou incêndio.
A investigação vai ter um alcance de 280 mil carros dos dois modelos citados.