Elon Musk tem grandes planos para a Tesla e está a prepara um grande evento para o dia 1 de março dedicado a investidores. Segundo a sua partilha no Twitter, “o futuro é brilhante!”… Mas o que é que estará a ser preparado para o “Master Plan 3”?
Foi em 2006 que a Tesla apresentou o seu primeiro Master Plan. Nessa altura o objetivo passava por expor a visão por trás da Tesla como empresa e informar ao mundo os planos da empresa. Desta forma, a Tesla queria revelar muitos dos segredos da indústria automóvel e de como é que o futuro poderia ser totalmente elétrico.
Tinha nos planos a construção de um carro desportivo (o Tesla Roadster), um carro mais acessível (Tesla Model S) e um outro modelo “ainda mais acessível” (Model 3). Em 10 anos, em 2016, os dois primeiros carros estavam prontos e o terceiro a caminho…
O Master Plan, Part Deux foi apresentado a 20 de julho de 2016 e tinha como base quatro pontos:
- Criar telhados solares impressionantes com armazenamento de bateria perfeitamente integrado
- Expandir a linha de produtos de veículos elétricos para atender a todos os principais segmentos
- Desenvolver uma capacidade de condução autónoma 10 vezes mais segura do que a manual através da experiência de uma enorme frota
- E permitir que o carro ganhe dinheiro para o utilizador quando não estiver a ser usado
Master Plan 3: o que está a Tesla a preparar para o futuro?
Com evento “Investor Day” agendado para o dia 1 de março, na Giga Texas, a Tesla está pronta para apresentar o seu terceiro Master Plan. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa no Twitter, onde deixa a ideia de que os próximos passos da empresa serão na direção de um futuro mais sustentável… ou melhor, “totalmente sustentável”.
Master Plan 3, o caminho para um futuro energético totalmente sustentável para a Terra, será apresentado a 1 de março.
O futuro é brilhante!
Master Plan 3, the path to a fully sustainable energy future for Earth will be presented on March 1.
The future is bright! pic.twitter.com/11ug0LRlbD
— Elon Musk (@elonmusk) February 8, 2023
A Tesla já tinha dito anteriormente que o Master Plan 3 seria sobre “alcançar uma escala muito grande” na produção de veículos e baterias, incluindo mineração e refinamento, o suficiente para “realmente mudar toda a infraestrutura de energia da Terra”.
A Tesla considerou recentemente entrar na mineração, o que poderá acabar por fazer parte da atualização do Master Plan 3, e há rumores de que também quer construir uma fábrica no México.
Os atuais produtos de energia sustentável da Tesla incluem instalações de sistemas solares, telhas solares e instalações de baterias estacionárias com Powerwalls (para armazenamento doméstico) e Powerpacks (para armazenamento em rede). Depois, há o programa Virtual Power Plant da Tesla, onde os proprietários de Powerwall podem juntar-se a uma rede distribuída de armazenamento de energia para ajudar a fazer backup da rede em momentos de necessidade.