Pplware

Tesla disponibiliza “Dog Mode” e “Sentry Mode” nos seus veículos

A Tesla tem o privilégio de cuidar de perto dos seus clientes e utilizadores. Musk é uma figura sempre atenta à opinião dos proprietários dos veículos da marca. Nesse sentido, a Tesla disponibiliza duas novas funções prometidas: Dog Mode e Sentry Mode.

Estamos a falar de funções para proteção de crianças e animais por um lado, e da proteção de todo o veículo por outro. Vamos conhecer o novo modo cão e modo sentinela.


Tesla Dog Mode para manter crianças e animais seguros e frescos

Por vezes, durante o verão, alguns proprietários deixam quer os filhos, quer os animais de estimação sozinhos no carro. Surpreendentemente, o “só vou ali e já venho” tem valido muitas mortes a crianças de tenra idade e a animais. Estes são deixados num carro por vezes obrigados a suportar temperaturas de 50.º. Nesse sentido, a Tesla tomou a decisão de atuar de forma prática.

A Tesla já atualizou o seu software para ajudar na segurança de crianças e animais de estimação com o recurso Cabin Overheat Protection, lançado em 2016. Desta forma, o novo “Modo Dog” irá detetar a presença de pessoas ou animais no interior e irá usar os sistemas de refrigeração da viatura para manter os ocupantes seguros e refrigerados.

Este era um pedido que muitos proprietários faziam ao Musk, muitas vezes recorrendo às redes sociais. Desta forma, depois de ser atualizado, o software da viatura, quando ativado o Modo Cão, irá definir uma temperatura do habitáculo para manter o seu cão confortável. Além disso, este modo irá informar os transeuntes da temperatura interior. Isso mostrará que o animal está bem, para que não crie agitação em quem vê um animal sozinho dentro de um carro debaixo de calor.

Obviamente que este modo protegerá as crianças que sejam deixadas no interior, contudo, esse tipo de comportamento não deve nunca ser prática.

 

Tesla Sentry Mode para ‘proteger contra assaltos e roubo’

Este é outro problema que foi amplamente discutido online e solicitada uma ação por parte da empresa. Por vezes, até muitas vezes, os proprietários dos veículos eram brindados com danos provocados no exterior e mesmo assaltos à viatura. Recorrendo à tecnologia da viatura, sobretudo às câmaras existentes, a Tesla introduziu Modo Sentinela.

Nos últimos meses, os Tesla foram sujeitos a uma série de assaltos e os proprietários têm tentado encontrar soluções. No ano passado, a Tesla introduziu o recurso dashcam over-the-air. Basicamente esta funcionalidade tira proveito da câmara Autopilot para fazer uma vigilância do perímetro da viatura. Contudo, o sistema tinha muitas limitações, visto estar a usar apenas a câmara frontal.

Novamente, vários utilizadores deram algumas pistas a Musk que anuiu a uma premente necessidade. Musk sugeriu várias vezes ser possível usar mais câmaras do Autopilot e outras do modo de estacionamento.

No passado mês de janeiro, Musk referiu que tal conjugação de meios era possível e viável. Este recurso, “Sentry Mode”, agora permite uma vigilância de 360.º em volta dos veículos Tesla.

 

Quem modelos irão receber estas atualizações?

Segundo anúncio da Tesla, irão ser beneficiados os Modelos 3 e o Modelos S e o Modelos X, mas poderão ser de forma faseada.

 

Como funciona a tecnologia?

A fabricante automóvel explica que o Sentry Mode adiciona uma camada única de proteção aos veículos Tesla. Permite vigiar continuamente o ambiente ao redor de um carro quando este é deixado sem supervisão. Desta forma, quando ativado, o Modo Sentinela entra num estado de “Espera”, como muitos sistemas de alarme domésticos, que usam as câmaras externas do carro para detetar possíveis ameaças. 

Se uma ameaça mínima for detetada, como alguém que se encoste ao carro, o Modo de Sentinela passa para um estado de “Alerta” e exibe uma mensagem no aviso no ecrã interior a informar que as suas câmaras estão a gravar a atividade de perímetro.

Se uma ameaça mais grave for detetada, como alguém a partir o vidro de uma janela, o Modo Sentinela passa para o estado “Alarme”, que ativa o alarme do carro, aumenta o brilho do ecrã central e reproduz música no volume máximo do sistema de áudio do carro.

Se um carro mudar para o estado “Alarme”, os proprietários também receberão um alerta na aplicação móvel Tesla. Estes serão informados que ocorreu um incidente. Posteriormente, poderão descarregar uma gravação de vídeo do incidente (via acesso USB dentro do carro). A gravação do incidente começa 10 minutos antes do momento em que uma ameaça foi detetada.

Exit mobile version