A Terrasmart, um fornecedor líder de tecnologias solares, lançou uma nova funcionalidade de proteção para os seus seguidores de eixo único, projetada para proteger painéis solares contra tempestades de granizo destrutivas.
Proteger painéis solares sem intervenção humana
Especializada em otimizar o desempenho e a eficiência de projetos solares, especialmente em terrenos desafiadores e sob condições meteorológicas extremas, a Terrasmart introduziu uma inovação no seu software de monitorização e controlo baseado na cloud (PeakYield). O sistema foi desenvolvido para proteger as centrais solares sem a necessidade de intervenção humana.
Mas como funciona? Imagine que os painéis solares ajustam automaticamente o seu ângulo para se preparar para condições meteorológicas adversas. Quando uma tempestade se aproxima, a funcionalidade é ativada, posicionando os painéis num ângulo que diminui o risco de danos, protegendo-os contra os impactos do granizo.
Agora, a funcionalidade de proteção contra granizo da Terrasmart, chamada TerraTrak, eleva essa proteção a outro patamar. Utilizando dados meteorológicos em tempo real fornecidos pelo Accuweather, a TerraTrak pode prever quando há chances de granizo e ajustar automaticamente os painéis para um ângulo ideal (+50° ou +60°, conforme o tipo de seguidor).
Esta posição tem em consideração tanto as condições de vento quanto de granizo, o que é essencial, já que ambas exigem frequentemente estratégias de proteção diferentes. O melhor de tudo? Este sistema é totalmente automatizado, eliminando a preocupação de que alguém possa não receber o alerta a tempo para proteger os painéis.
“Proteger cedo e proteger com frequência”
A nova funcionalidade está disponível para os seguidores 1P e 2P e é compatível com os sistemas de montagem da Terrasmart. O objetivo é garantir que os painéis solares podem resistir a todas as adversidades que a natureza apresentar, especialmente em áreas sujeitas a condições meteorológicas severas.
O nosso lema na Terrasmart é proteger cedo e proteger com frequência.
Afirmou Ashton Vandermark, da Terrasmart. Ao automatizar a proteção contra granizo, a empresa elimina o fator humano, assegurando que os ativos solares estão sempre protegidos quando uma tempestade se aproxima.
Modelos de exposição financeira a quarenta anos, realizados pela empresa de engenharia VDE Americas, concluíram que os danos provocados pelo granizo podem custar até 13 milhões de dólares se os painéis estiverem posicionados a 0° durante uma tempestade, em comparação com 620 mil dólares se estiverem inclinados a 60°.
Leia também: