Estamos numa era de revolução tecnológica e contamos com os robôs para quase tudo. Desta forma, o importante é ter ideias que resultem, como está a acontecer no aeroporto de Gatwick, no Reino Unido. Em agosto terá início um programa piloto de três meses no qual os robôs irão estacionar os carros.
“Stan” é o nome dos robôs que servirão de valet e, se tudo correr bem, será aplicada a tecnologia ao redor do planeta.
Este projeto foi pensado há alguns anos e os robôs foram apresentados como conceito no verão de 2017. Agora, de acordo com uma solicitação de planeamento apresentada ao Conselho Distrital de Crawley pelo Aeroporto de Gatwick, um condutor estacionará o seu carro num dos oito espaços recém-construídos e convocará um Stan através de um ecrã próximo, antes de entrar no autocarro que o levará ao terminal do aeroporto.
Modus operandi do robô Stan
Depois do viajante deixar o carro parado num dos locais de recolha e solicitar um robô Stan, este irá colocar-se na frente ou na traseira do carro e levantará gentilmente o veículo.
O processo é já usual em equipamentos de reboque, adaptados à estrutura de cada carro.
Depois, o robô irá então transportar o carro para um dos 270 lugares de estacionamento disponíveis. Na sua chegada de novo ao aeroporto, o serviço de estacionamento autónomo robotizado reconhece as informações de voo de cada passageiro e recuperará o seu carro. O passageiro então irá ter ao espaço onde deixou o carro e ele lá estará de novo.
Otimização de tempo e espaço
Este investimento irá trazer lucro à empresa gestora do espaço de estacionamento do aeroporto de Gatwick. Este aeroporto, às portas de Londres, recebe 45,6 milhões de passageiros por ano e desses, 36% chegam de carro.
Como este serviço não necessita de condutor para arrumar o carro, a margem mínima entre carros poupa espaço. Maximiza os lugares de estacionamento, diminui as emissões poluentes, poupa tempo aos passageiros e torna a vida melhor a milhares de pessoas, todos os dias.
O projeto em números
Se funcionar nestes três meses, o programa no aeroporto de Gatwick poderá levar a uma implementação mais ampla da tecnologia. Assim, poderá permitir substituir 6.000 lugares disponíveis para 8.500 vagas geridas por estes robôs. Isto sem aumentar o espaço de lugares disponíveis atualmente.
Contudo, espera-se que esta ideia seja propagada para fora dos aeroportos. Há muitos espaços comerciais (e não só) que poderiam adotar este tipo de equipamentos no dia a dia.