Como é normal, a cada ano há produtos e serviços que aumentam de preço. Com o início de 2025, prepare a carteira para pagar mais quando passar nas autoestradas portuguesas.
Concessionárias podem ainda aplicar o adicional de 0,1 pontos percentuais
Segundo as estimativas mais recentes da inflação divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as portagens deverão sofrer um aumento de cerca de 2,23% no próximo ano. A este valor as concessionárias podem ainda aplicar o adicional de 0,1 pontos percentuais como compensação ao travão ao aumento aplicado em 2023.
As portagens cobradas nas autoestradas portuguesas no ano passado atingiram o valor mais elevado de sempre, que corresponde a cerca de 3,7 milhões de euros por dia. Face a 2022, estas receitas das concessionárias subiram mais de 200 milhões.
Além do recorde do aumento de receitas das portagens em 2023, registou-se também um crescimento recorde no tráfego das autoestradas com uma média diária de 17 780 veículos, o que representa um aumento de 8,3% face ao ano anterior.
Portugal ocupa o sexto lugar dos países onde mais se fatura com portagens. França lidera com 11,9 mil milhões de euros, seguida da Alemanha (7,876 mil milhões) e de Itália (5 mil milhões).
No que diz respeito a identificadores eletrónicos destinados ao pagamento de portagens, em Portugal há 3,2 milhões de dispositivos ativos.
Relativamente aos dados agora avançados pelo INE, correspondentes a outubro, estes deverão ser confirmados a 13 de novembro.