Pplware

Portugal: Primeira viagem de um veículo autónomo ligado à rede 5G

O 5G já é uma realidade em Portugal há algum tempo e, tal como já referimos, esta tecnologia não é apenas direcionada para o smartphone. O 5G irá ser implementado em três fases! Uma primeira fase direcionada para os dispositivos que usámos hoje, uma segunda fase para comunicação de sensores/atuadores e uma terceira fase para aplicações críticas.

A primeira viagem, em Portugal, de condução autónoma e conectada com 5G, em ambiente real, aconteceu hoje na Ponte Internacional Valença-Tui.


Projeto 5G-MOBIX: Objetivo é demonstrar o papel do 5G na Mobilidade Autónoma Conectada

O projeto 5G-MOBIX reuniu 58 parceiros de 13 países para demonstrar o papel da rede móvel de quinta geração na Mobilidade Autónoma Conectada. A primeira viagem, em Portugal, de condução autónoma em 5G, em ambiente real já aconteceu, tendo o veículo inclusive ultrapassado vários obstáculos.

Durante a demonstração pública, o shuttle autónomo encontrou vários obstáculos, todos ultrapassados graças à conectividade da rede de quinta geração da NOS.

Num primeiro caso, perante a obstrução do percurso, o veículo passou o controlo para o centro de controlo de tráfego, onde um técnico assumiu a condução, remotamente, usando uns óculos de realidade virtual.

Noutro caso, um pedestre que se encontrava num ângulo morto do veículo foi detetado por um sensor instalado na ponte, que passou a informação à rede e ao shuttle, evitando a colisão. Toda a informação foi transmitida pela rede 5G da NOS, fazendo uso de tecnologia Nokia, em tempo real, assegurando a velocidade, baixa latência e a fiabilidade da comunicação, essenciais para garantir a segurança e sucesso da viagem.

Os insights resultantes do projeto 5G-MOBIX servirão de informação de base para a definição de novas regulações e standardizações, a nível europeu, relacionadas com a Mobilidade Autónoma Conectada, bem como para impulsionar o desenvolvimento de novos modelos de negócios em torno desta área.

Exit mobile version