Preparado pelo Governo de António Costa, o leilão de hidrogénio e biometano estava na pasta de transição. A atual ministra do Ambiente e da Energia anunciou que o Governo vai lançar hoje o leilão para o hidrogénio verde e biometano. Há 140 milhões de euros.
Leilão de hidrogénio verde e biometano: Há 140 milhões de euros
Maria da Graça Carvalho, atual ministra do Ambiente e da Energia, revelou na Lisbon Energy & Summit Exhibition que acontece em Lisboa, que há 140 milhões de euros para projetos.
Vamos lançar hoje o leilão de gases renováveis que visa injetar 140 milhões de euros em 10 anos, financiando pelo Fundo Ambiental, para compensar as flutuações de preços, nos projetos de hidrogénio verde e biometano em projetos importantes de descarbonização para melhorar a economia circular
Este leilão tem como objetivo “potenciar a nova fileira dos gases renováveis, de elevado valor acrescentado e potenciadora da descarbonização do país”.
O hidrogénio verde é uma forma de hidrogénio produzida através da eletrólise da água, utilizando eletricidade gerada a partir de fontes de energia renováveis, como a energia solar, eólica ou hidroelétrica.
O biometano é um gás renovável produzido a partir da purificação do biogás, que é gerado pela decomposição anaeróbica de matéria orgânica, como resíduos agrícolas, resíduos de alimentos, lodo de esgoto e resíduos sólidos urbanos.