Já ouviu falar em WP.29? Já pensou que podem existir ataques cibernéticos no segmento automóvel uma vez que atualmente os carros integram bastante tecnologia? Em 2021, a norma WP.29: Sistema de Gestão de Cibersegurança de Veículos foi desenvolvida em cooperação com a Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE). Mas que norma é esta?
O WP.29 tem como base o Acordo de 1958, que estabeleceu um quadro para o reconhecimento mútuo de aprovações de veículos entre os países participantes. Os países membros colaboram para criar e atualizar um conjunto de regulamentações que abrangem vários aspetos do design, construção e desempenho de veículos. Essas regulamentações visam facilitar a harmonização global de padrões no segmento automóvel, tornando mais fácil para os fabricantes produzir veículos que atendam aos requisitos regulatórios em diferentes regiões.
O trabalho do WP.29 abrange uma ampla gama de áreas, incluindo a cibersegurança, emissões, ruído e eficiência de combustível.
WP.29: carros protegidos contra ameaças cibernéticas
Embora na União Europeia o regulamento WP.29 já se aplique a veículos cuja homologação foi realizada desde 1 de julho de 2022, este entrará definitivamente em vigor em 1 de julho 2024, segundo refere o canal Hipertextual.
Os novos regulamentos WP.29 estabelecem que os sistemas de gestão de segurança cibernética criados pelos fabricantes terão de proteger os seus automóveis contra pelo menos 70 ameaças. Caso contrário, os veículos não receberão a certificação necessária para a sua comercialização na União Europeia, refere o canal.
Na União Europeia, os fabricantes que não cumprirem rigorosamente o definido nos regulamentos estão sujeitos a multas de até 30.000 euros por cada unidade do modelo infrator. Saber mais aqui.