Portugal vai ter mais radares de velocidade na estrada! Ao todos serão mais 25 e começam a funcionar a partir do dia 6 de julho. O grupo Waze Portugal anunciou que os novos radares de velocidade já estão na aplicação.
Apesar de apenas entrarem em funcionamento a 6 de julho o Waze já informa dos locais dos novos radares há algum tempo. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), parceira Waze, enviou a localização, o limite de velocidade e tipo de cada radar à Comunidade Waze Portugal que prontamente atualizou o mapa.
Radares de Velocidade: 14 são de velocidade instantânea e 11 de velocidade média
Em comunicado, a ANSR explica que, dos 25 novos Locais de Controlo de Velocidade (LCV), 14 são de velocidade instantânea e 11 de velocidade média. Segundo as informações, os novos radares vão ser instalados:
- IC2 (Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro)
- A29 (Santa Maria da Feira, em Aveiro, e Vila Nova de Gaia, no Porto)
- IC1 (Santana da Serra, concelho de Ourique, distrito de Beja)
- IP3 (Coimbra)
- EN18 (Évora)
- EN 125 (Albufeira, Faro)
- EN 6-7 (Carcavelos e Parede, em Cascais)
- IC17 (Loures)
- A43 (Campanhã, Porto)
- IC1 (Poceirão e Marateca, em Palmela-Alcácer do Sal).
A ANSR fez saber que os locais dos novos radares (37 instalados em setembro de 2023 e 25 a 06 de julho) foram escolhidos tendo como base no excesso de velocidade registada naqueles locais, que se revelou relevante para a sinistralidade grave.
O Waze é uma plataforma de navegação por GPS que fornece direções e informações de trânsito em tempo real. Desenvolvido originalmente pela empresa israelita Waze Mobile, a app foi adquirida pelo Google em 2013. Destaque pela abordagem colaborativa, onde os utilizadores podem partilhar informações sobre o estado do trânsito, acidentes, perigos na estrada, radares de velocidade, bloqueios de vias, entre outros. Parabéns Waze Portugal!