Sempre que as condições de limpeza prejudiquem as observações durante a inspeção, o veículo deve ser reprovado e o inspetor deve descrever na ficha de inspeção a não realização dos ensaios e verificações correspondentes à inspeção por não existirem condições de limpeza. Segundo dados recentes, mais de 1500 veículos chumbados por falta de limpeza.
A notícia é do jornal de notícias que refere que há carros a chumbarem nas inspeções por falta de limpeza. As regras começaram a 1 de novembro de 2020 (ou seja, ha mais de 4 anos) e neste período, há registo de mais de 1600 veículos chumbados por falta de limpeza. 1559 foram veículos ligeiros, 39 foram semi-reboques, 36 eram pesados e 5 reboques.
Inspeções: há outras “obrigações” além da limpeza…
- Necessidade de remover elementos desmontáveis como tapetes, tampas, coberturas, painéis ou outros, concebidos para serem retirados facilmente sem utilização de ferramentas.
- Sempre que se verifique que o número do quadro é inexistente ou não localizável, contenha indícios de alteração ou viciação, ou não corresponda ao constante nos documentos de identificação do veículo, comprometendo a sua identificação, este deve ser reprovado
- O veículo não deverá ser sujeito a inspeção, quando o inspetor considere que o seu estado ou o da sua carga não permitem a realização de todos os ensaios e verificações sem colocar em risco a sua integridade física ou a de terceiros ou provocar danos em equipamentos de inspeção, nas instalações ou no próprio veículo
Toda a informação pode ser consultada no documento publicado pelo Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres (IMT) no Diário da República.