Na internet, se pesquisarmos, encontramos de tudo. Para quem precisar de obter rapidamente uma carta de condução em Portugal, há sites e grupos nas redes sociais, como o Facebook, que dizem conseguir tal documento. Segundo informações, há cartas de condução falsas que custam 200 euros que podem estar a ser registadas no IMT.
Cartas de condução falsas à venda no Facebook são emitidas legalmente no Brasil e Guiné-Bissau
Para ser titular de carta de condução, os cidadãos têm de ser residentes em Portugal, ter a idade mínima prevista para cada categoria de veículos, frequentar uma formação teórica e prática ministrada por uma escola de condução licenciada por este Instituto e ter aproveitamento tanto na prova teórica como na prática. No caso da troca de título de condução estrangeiro, os cidadãos estrangeiros residentes em Portugal deverão fazer essa troca junto dos serviços do IMT, seguindo os procedimentos indicados.
Segundo revela o ZAP, um grupo no Facebook está a disponibilizar cartas de condução falsas, emitidas legalmente no Brasil e Guiné-Bissau. Além disso, os criminosos prometem registo dos títulos no Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) através da simples troca de título de condução estrangeiro. O preço das cartas de condução pode variar entre os 200 euros e os 500 euros.
Uma boa parte das pessoas que recorrem à fraude são, de acordo com o Expresso, condutores de TVDE, que com uma carta de condução portuguesa podem conduzir em qualquer país da União Europeia.
A GNR reforça que o pagamento de quaisquer valores para obtenção de carta de condução falsa, bem como a emissão destas cartas são crimes puníveis por lei.