Apesar de estar a par de todas as novidades, provavelmente nunca ouviu falar no nome da Startup holandesa, a Hardt Hyperloop. Esta é a primeira vez que uma empresa de hyperloop recebe um apoio financeiro de Bruxelas.
A tecnologia foi divulgada por Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX e aproveitada por esta empresa.
Hyperloop pode atingir velocidade acima dos 1000 km/h
Segundo Elon Musk, o hyperloop será uma forma de viajar que revolucionará o planeta, acabará com as filas de trânsito e atingirá uma velocidade acima dos mil quilómetros por hora para transportar pessoas e carga em minutos.
Com esta tecnologia, será possível criar um transporte futurista que vai muito mais além dos carros elétricos ou voadores.
A Hardt tem como objetivo ser a primeira empresa a fazer uma instalação de testes de Hyperloop na Europa. O Centro Europeu de Hyperloop irá receber programadores de todo o mundo, e fará testes exaustivos à tecnologia.
Este Centro poderá ser uma realidade já em 2023, ainda mais agora com a aposta do Conselho Europeu de Inovação com 15 milhões de euros.
Tim, Houter, co-fundador da Hardt Hyperloop, referiu que este apoio do Conselho Europeu de Inovação: “É excelente ter ganho a confiança da Comissão Europeia. O apoio deles irá ajudar a acelerar o desenvolvimento de uma rede hyperloop europeia, levando-nos muito mais próximos de economia significativa de CO2. As cidades europeias serão conectadas [de forma] mais inteligente, mais rápida e mais barata”.
Esta tecnologia recorre a um motor linear elétrico para acelerar um veículo em hyperloop. Os engenheiros realizaram o que chamam de “teste de propulsão ao ar livre”, ou POAT, na sigla em inglês.
O veículo de teste (chamado de “trenó”) vai de 0 a 160 km/h em cerca de um segundo, gerando uma força de cerca de 2.5Gs. Hipoteticamente, o mesmo motor pode permitir que um veículo melhor aerodinamicamente projetado alcance velocidades de mais de 1000 km/h num tubo com pouca pressão.