O preço dos combustíveis não é propriamente amigável. Desde 2022, o Governo português dava apoios nos combustíveis, permitindo que o valor final seja mais barato. Agora, o Governo de Luís Montenegro vai acabar com os apoios.
Esta mudança poderá até traduzir-se numa redução de cerca de 3 cêntimos por litro
Em 2023, a Comissão Europeia instou Portugal a descontinuar os apoios aos combustíveis. Como solução, deveria apostar numa eliminação gradual dos apoios. Bruxelas alertou que Portugal não estava a cumprir as recomendações para descontinuar os apoios.
Agora o Governo vai avançar com a redução do desconto do ISP, mas garante que carga fiscal não sobe. A partir de 1 de janeiro de 2025, o Governo vai reduzir o desconto aplicado sobre o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP).
A boa notícia, segundo refere o ACP, esta mudança poderá até traduzir-se numa redução de cerca de três cêntimos por litro no preço final pago pelos consumidores.
Segundo Miranda Sarmento, o objetivo passa por “aproveitar a descida na taxa de carbono e usar esse valor para fazer parte da redução do desconto no ISP na exata proporção”. A portaria que estabelece o valor da taxa de carbono para 2025 ainda não foi publicada