Pplware

Espanha com desconto de 20 cêntimos por litro nos combustíveis

O preço dos combustíveis não é apenas um problema em Portugal. Na Europa alguns países têm tomado algumas medidas para conter o aumento dos preços da energia.

Na vizinha Espanha, as estações de serviço vão aplicar até finais de junho um desconto de pelo menos 20 cêntimos por litro de combustível aos clientes.


Combustíveis: 15 cêntimos serão dados pelo Estado e o resto pelas estações de serviço

O Governo espanhol aprovou esta sexta-feira uma medida para atenuar o impacto nos bolsos dos consumidores e das empresas no que diz respeito aos preços dos combustíveis que dispararam desde o início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

O desconto já foi aplicado em todas as 11.650 estações de serviço de todo o país (menos uma hora em Portugal) e estará em vigor, em princípio, até 30 de junho.

O regulamento aprovado pelo Governo espanhol considera o desconto mínimo de 20 cêntimos por litro, dos quais 15 cêntimos serão dados pelo Estado e o resto pelas estações de serviço.

O executivo espanhol calculou que a medida custará ao Estado aproximadamente 1.423 milhões de euros, a maioria dos quais corresponde aos 15 cêntimos por litro de desconto que são imputados ao orçamento.

Na passada terça-feira, Madrid aprovou o ‘plano de resposta’ ao impacto económico da guerra na Ucrânia de um montante de 16.000 milhões de euros. Do montante global, 6.000 milhões correspondem a ajudas direta e reduções de impostos e outros 10.000 milhões à criação de uma linha de créditos garantidos pelo Estado.

Em Portugal, o preço por litro de gasóleo deverá descer na próxima semana em 12 cêntimos e o da gasolina em quatro cêntimos, segundo perspetiva o Governo que, apesar da descida, vai manter a redução das taxas do ISP.

De acordo com o mecanismo em vigor, que compensa através do ISP a subida ou descida da receita do IVA causada pela evolução do preço dos combustíveis, a descida do preço do gasóleo e da gasolina para a próxima semana determinaria uma subida do ISP.

Exit mobile version