Pplware

Energias eólica e solar deverão produzir 33% da eletricidade do mundo até 2030

Um dos objetivos que o mundo tem em comum passa por aumentar a sua produção de energia limpa. Segundo um novo relatório, as fontes solar e eólica estão no caminho certo para dar força a mais de um terço da eletricidade mundial até 2030.


O relatório foi publicado pelo Rocky Mountain Institute (RMI) e deixa alguma esperança ao setor da energia: podemos conseguir concretizar a mudança necessária para cumprir os objetivos climáticos globais. Segundo o documento mencionado pelo Euronews, as energias solar e eólica deverão representar, até 2030, mais de um terço da eletricidade, em todo o mundo.

Falando em percentagens concretas, a previsão é que, em menos de 10 anos, os projetos eólicos e solares produzam pelo menos 33% da eletricidade mundial. Considerando que, atualmente, esse valor se encontra nos 12%, o crescimento prevê-se exponencial.

Um dos resultados desse aumento da produção de energia limpa sentir-se-á, certamente, na carteira. Afinal, a diminuição da produção de eletricidade a partir de combustíveis fósseis impactará o preço da energia, diminuindo-o.

A vantagem de uma rápida implantação das energias renováveis é uma maior segurança energética e independência real, para além de uma deflação dos preços da energia a longo prazo, uma vez que se trata de uma tecnologia fabricada – quanto mais se instala ,mais barata fica.

Explicou Kingsmill Bond, diretor sénior do RMI.

O RMI, uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos da América que se dedica à energia limpa, realizou a investigação que deu origem ao relatório em parceria com o Bezos Earth Fund, um fundo de 10 mil milhões de dólares criado por Jeff Bezos, para ajudar a financiar soluções para as alterações climáticas.

Exit mobile version