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Descontos nas ex-SCUT levaram a aumento da receita. Saiba a razão!

Hoje pode ser um dia importante para as pessoas que vivem em territórios abrangidos pelas ex-SCUT. Ainda não se sabe como será a votação final, mas o fim das portagens nas ex-SCUT poderá ficar decidido hoje. Entretanto, sabe-se que a receita com portagens aumentou.


Redução do preço das ex-SCUT levou a um aumento do tráfego

As ex-SCUT foram consideradas estradas sem custos para o utilizador (SCUT) até 2011, altura em que começaram a ser pagas pelos automobilistas. Em julho de 2021 foram aprovados descontos. Tais descontos, significavam uma quebra de cerca de 229,6 milhões de euros em receitas até dezembro de 2023. No entanto, mesmo assim, a receita com portagens aumentou.

Segundo revela o ACP, ao que parece, a redução do preço das portagens nas ex-SCUT levou a um aumento do tráfego em geral nas autoestradas portuguesas e, por conseguinte, a um aumento da receita total obtida através da cobrança de portagens.

Por exemplo, em 2023 foram cobrados em portagens mais de 400 milhões de euros, um valor que corresponde a um crescimento de 11% face a 2022, ano no qual já se havia registado um aumento de 8,1% da receita face a 2021, ano da entrada em vigor dos descontos nas ex-SCUT, refere o ACP.

Durante a campanha eleitoral muito se prometeu sobre as ex-SCUT e agora o momento é de decidir. O fim das portagens em autoestradas ex-SCUT vai ser discutido hoje no parlamento.

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