A segurança rodoviária é uma prioridade de vários países. O objetivo é baixar os números da sinistralidade. Para “ajudar” neste objetivo, as autoridades recorrerem a radares. Além de todos os sistemas que já conhecemos, estão agora a ser testados radares para apanhar “espertalhões”.
Hoje em dia são vários os sistemas que as autoridades usam para controlar a velocidade e não só. O Ministério da Transição Ecológica francês, selecionou recentemente seis das cidades para testar equipamentos capazes de detetar e punir veículos infratores.
O objetivo deste projeto-piloto é selecionar o sistema mais eficaz no final de dois anos com vista à implantação à escala nacional.
Mas afinal que radares são estes?
Ao contrário dos radares de velocidade, estes equipamentos irão identificar quem usa faixas de circulação reservadas a veículos partilhados. Na prática, estes novos sistemas irão recorrer a câmaras inteligentes de infravermelhos para conseguir detetar o número de pessoas dentro do carro. As multas podem chegar aos 135 euros.
Atualmente estão em teste dois equipamentos de duas empresas:
- o sistema da Pryntec selecionado para equipar cinco das seis áreas urbanas selecionadas;
- o Hovy da Fareco-Fayat, que é uma empresa especialista em radares, que fornece carros radar e dispositivos de controlo de semáforos na norte da França