O trânsito enfurece qualquer condutor e as velocidades desajustadas podem, também, motivar irritações. Na noite de 22 de janeiro, um falso radar de velocidade grosseiramente instalado num poste de iluminação à beira da estrada conseguiu abrandar os condutores.
Tiram-lhe a paciência, mas não lhe tiram a criatividade. Não sendo claro se foi “obra de um brincalhão ou de um cidadão bem informado que quis dar o seu contributo para a segurança”, a chegada do radar falso à avenida Jean Monnet, na região de Marne, em Bezannes, França, foi bem recebida pelas autoridades.
O radar de velocidade falso – que, entretanto, foi retirado – era feito de plástico e adornado com as típicas fitas amarelas e pretas. Mesmo sem qualquer dispositivo, conseguiu que a parecença abrandasse os condutores.
Surpreendeu-me, por isso travei. É tudo o que se vê! À distância, pode pensar-se que é real, mas logo se vê que não é. Pergunto-me o que é que aquilo está ali a fazer…
Partilhou Junior, empregado de um hotel próximo, que descobriu a nova instalação a caminho do trabalho, conforme partilhado pela imprensa francesa.
O presidente da Câmara de Bezannes foi informado sobre este radar falso nas primeiras horas da manhã seguinte.
Não deixa de estar bem feito. Foi obra de um brincalhão ou de um cidadão bem informado que quis fazer a sua parte pela segurança? Não sei, mas talvez até o possamos felicitar, pois teve um impacto real no trânsito. Gostaria de lhe agradecer.
Disse Dominique Potar, presidente da Câmara, que brincou, dizendo que “talvez devêssemos voltar a colocá-lo noutro sítio”.
Embora a pessoa ou pessoas por detrás da instalação permaneçam desconhecidas, o objetivo passaria por abrandar a velocidade dos automobilistas numa zona cuja velocidade máxima de 30 km/h é muito pouco respeitada.
Segundo o entrevistado Junior, que admitiu não compreender o limite imposto, “ninguém conduz a esta velocidade”.
O presidente da Câmara de Bezannes justificou os 30 km/h com as passadeiras para peões: “perto de cada uma delas, o limite de velocidade é reduzido de 50km/h para 30km/h”.