Pplware

Catalisadores: PSP caça 6 pessoas e apreende meio milhão de euros

Portugal tem vindo a assistir a um aumento de furtos de catalisadores e contadores. O objetivo dos ladrões é obter metais preciosos e semipreciosos como cobre, platina, paládio ou ródio.

A PSP apreendeu recentemente meio milhão de euros a 6 suspeitos.


Empresa exportavam toneladas de catalisadores triturados

Seis pessoas foram detidas e mais de meio milhão de euros apreendidos numa mega operação de combate ao furto e recetação de catalisadores nos distritos de Lisboa e Setúbal, informou esta sexta-feira o Comando Metropolitano de Lisboa da , segundo revela o JN.

De acordo com o comunicado do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, a investigação que foi realizada possibilitou…

indiciar um grupo de suspeitos que se dedicava ao furto e à recetação de catalisadores furtados e que constituía um nível de recetação intermédia e final, uma vez que os catalisadores furtados eram entregues em empresas responsáveis pelo processamento e venda dos metais preciosos que compõem este tipo de componente automóvel

Segundo a PSP, essas empresas “recebiam catalisadores furtados de diversos locais do país e, após o devido processamento, exportavam toneladas de catalisadores já triturados, obtendo assim lucros avultados de quantias monetárias”.

Em causa estavam factos suscetíveis de configurar os crimes de associação criminosa, furto qualificado, recetação, fraude fiscal, falsificação de documentos e branqueamento de capitais.

Seis homens, entre os 23 e os 43 anos, incluindo um responsável de uma das empresas visada na investigação, foram detidos e a PSP apreendeu ainda perto de meio milhão de euros em dinheiro, material, armas e munições.

Exit mobile version