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Carregamento de veículos elétricos: Que municípios estão a apostar?

O presente começa a ser elétrico e no futuro o caminho deverá ser idêntico. Nesse sentido, é preciso preparar todo o ecossistema de carregamentos para que os cidadãos tenham os serviços necessários e de forma proporcional.

Em Portugal quais são os municípios que estão a apostar em pontos de carregamento de veículos elétricos?


Segundo a UVE, a instalação de postos de carregamento em domínio público enferma de inúmeras burocracias que atrasam esses processos e penalizam os utilizadores de veículos elétricos, assim como o crescimento e adoção da mobilidade elétrica em Portugal.

Para mitigar este problema, e assim como foi mencionado do Estudo da Instalação de Postos Em Portugal, cabe aos municípios agilizar formas de simplificar, promover, legalizar, implementar ou abrir ao mercado público ou privado, os meios necessários para que se possam instalar e operar postos de carregamento.

Alguns bons exemplos foram já dados por municípios com essa visão, que lançando concursos públicos de concessão do espaço público para zonas de carregamento, ou investindo nas suas própria redes de equipamentos, ajudam assim na descarbonização do seu território e da mobilidade em geral.

Municípios que estão a apostar em redes de carregamento de veículos elétricos

 

Segundo a UVE, a lista pode vir a ser atualizada em breve.  De referir que, segundo um estudo de 2021, Portugal é o 4º país da Europa com mais carregadores por cada 100km.

A Rede Mobi.E, ou Rede de Mobilidade Elétrica, é uma rede de postos de carregamento de veículos elétricos de acesso universal, interoperável e centrada no utilizador. Atualmente, a rede conta com mais de 2.700 postos de carregamento em todo o país, sendo mais de 800 de carregamento rápido ou ultrarrápido, isto é, a sua potência é superior a 22 kW. Mas há outras além da Rede Mobi.E, como é o caso da

De referir também que a UVE disponibiliza um microsite com a localização dos postos de carregamento em Portugal. Ver aqui.

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