Pplware

BMW quer tornar a interação com um carro tão natural quanto conversar com um amigo

Falar com o carro será tão natural como no passado a série de TV Knight Rider (Justiceiro) o fazia parecer. Os assistentes virtuais irão perceber a nossa vida, ter acesso ao nosso calendário, às rotinas de deslocações e aos apontamentos que fazemos através do e-mail e mensagens. A BMW mostrou agora em Barcelona, no MWC 2019, a sua nova tecnologia de interação natural.

O Pplware já conheceu estas tecnologias e o veículo em exposição. Agora, contamos-lhes tudo.


BMW mostra o futuro na MWC 2019

A empresa alemã BMW foi até Barcelona para demonstrar a sua nova tecnologia de interação natural, acionada por inteligência artificial, que capacita os condutores com três meios de comunicação a bordo que tornam a interação com um carro tão direta quanto falar com um amigo.

 

Natural Interaction é a tecnologia que revolucionará o habitáculo

O sistema Natural Interaction baseia-se em tecnologias como comandos de voz e reconhecimento de gestos que já estão disponíveis em determinados modelos BMW produzidos em série, como o 7 Series. Agora, a empresa acrescenta um recurso voltado para o futuro chamado de reconhecimento de olhar que monitoriza os olhos do condutor.

Assim, com esta inovação, os condutores não precisam dizer ao carro como querem se comunicar. O software deteta automaticamente as instruções e executa-as imediatamente.

Alguém que conduz sozinho pode dizer “Estou com frio” para ligar o aquecimento. No entanto, se quatro passageiros estiverem a conversar, ou se o rádio estiver alto, o condutor provavelmente preferirá aumentar o calor com um gesto feito com a mão.

A BMW observou que a interação natural permite que os passageiros executem uma variedade de funções, incluindo abrir ou fechar as janelas e o teto solar. Além disso, permite também ajustar as saídas de ar ou selecionar um ícone no ecrã que exibe o sistema de infoentretenimento.

 

Inteligência artificial para “adivinhar” o pensamento do condutor

Os ocupantes podem também apontar para um botão e perguntar ao carro o que ele faz. A inteligência artificial ajuda o carro a aprender os hábitos de cada utilizador.

Assim, esta tecnologia promete tornar o caminho mais conveniente e abre oportunidades para os designers de interiores criarem novas ideias em cima do conceito dos carros autónomos.

Ligar a interação natural com serviços disponíveis expande a utilidade do sistema para “fora do carro”. Por exemplo, o condutor pode apontar para um restaurante no seu campo de visão e pedir mais informações ao carro, como o horário de funcionamento ou a classificação do cliente.

Portanto, com o foco de olhar para o futuro, a BMW prevê que a Natural Interaction informará aos condutores se estes podem estacionar num determinado ponto, quanto custará e tratar desse pagamento. Tudo isto terá a facilidade de ser executado sem clicar num botão no painel do carro ou de um smartphone.

 

iNext é o catálogo real de tecnologias surpreendentes

Natural Interaction é uma das tecnologias que a BMW integrará na produção do conceito iNext, apresentado em 2018. Nesse sentido, o veículo tem estado em exibição para mostrar o poder de engenharia da BMW.

Este veículo será totalmente elétrico e oferecerá um alto grau de autonomia. Além disso, contará com o que a BMW orgulhosamente chamou de “um interior do futuro”.

Os responsáveis da marca alemã querem tirar da competência do condutor a ação de uma função. Dessa forma, o condutor toma a decisão, mas é o carro que a executa. O BMW Natural Interaction é esse passo que estará disponível nos veículos autónomos num futuro próximo.

A BMW estará em exposição com estes conceitos até 2021. Contudo, muita (ou praticamente toda) da sua tecnologia mostrada estará a ser usada ou integrada em breve. Portanto, iremos ter muitas destas novidades nas apostas da empresa para o mercado dos novos automóveis.

Exit mobile version