As ações de fiscalização nas estradas portuguesas visam principalmente a segurança de quem nelas circula. “Ao volante, o telemóvel pode esperar” é uma campanha que envolve a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP e está inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023.
“Ao volante, o telemóvel pode esperar”: Conheça os locais onde vai estar a PSP e GNR
“Ao volante, o telemóvel pode esperar” é o nome de uma campanha que tem como objetivo de alertar os condutores para as consequências negativas do uso indevido do telemóvel durante a condução, revelou a GNR.
A GNR revelou que a campanha terá ações de sensibilização e também ações de fiscalização da Guarda e da PSP “com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário”, com o objetivo de “contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores” relativamente ao uso do telemóvel durante a condução.
Segundo o comunicado, A 50 km/h, olhar para o telemóvel durante 3 segundos é o mesmo que conduzir uma distância de 42 metros com os olhos vendados, o equivalente a uma fila de 10 carros.
A utilização do telemóvel durante a condução aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente, causando um aumento no tempo de reação a situações imprevistas.
As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:
- Dia 28 de março, às 14h00: Avenida General Humberto Delgado, Bragança;
- Dia 29 de março, às 8h00: Avenida João Franco, junto à Ponte da Régua, Peso da Régua;
- Dia 30 de março, às 8h30: Avenida Monsenhor Mendes do Carmo, Guarda.
A ANSR, a GNR e a PSP relembram que o uso do telemóvel ao volante é um risco para a segurança do próprio e dos outros: Os condutores que utilizam o telemóvel durante a condução são mais lentos a reconhecer e a reagir a perigos.
A distração ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo, o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação; O uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.