Pplware

6 milhões para postos de carregamento de veículos elétricos em IPSS

Atualmente são vários os programas de apoio à mobilidade elétrica, destinados às mais diversas finalidades. O Governo passou a disponibilizar 6 milhões para apoiar postos de carregamento de veículos elétricos em IPSS.


De acordo com aviso, já publicado em Diário da República, o apoio, a fundo perdido, da aquisição e instalação de postos de carregamento de veículos elétricos em IPSS e equiparadas surge como “forma de complementar o apoio do Programa de Recuperação e Resiliência às viaturas adquiridas (ou a adquirir) no âmbito do Programa Mobilidade Verde Social, fomentando assim o uso destas junto da comunidade da Economia Social e Solidária”.

As operações passíveis de financiamento são a aquisição de postos de carregamento normal (potência até 22 kW) ou rápido (potência de, pelo menos, 50 kW), com ligação à rede MOBI.E, e a respetiva instalação nos lugares de estacionamento das entidades beneficiárias ou a elas alocados, incluindo instalação elétrica associada.

Os postos a instalar têm de permitir “uma solução de carregamento inteligente  – com gestão dinâmica de potência – devendo ainda obedecer a uma série de especificações técnicas constantes de um anexo ao aviso. Dita o regulamento que ficarão em locais de acesso privado (utilização exclusiva da entidade – acessíveis apenas aos veículos das entidades beneficiárias), ou em locais de acesso público (utilização não exclusiva da entidade – acessíveis a qualquer cidadão sem qualquer tipo de restrição).

O apoio a conceder às candidaturas a aprovar corresponde a 100% do valor de aquisição e instalação dos postos de carregamento.

Apoios para aquisição de postos de carregamento de veículos elétricos

A dotação máxima afeta ao presente Aviso é de 6.000.000 EUR (seis milhões euros). Cada candidatura tem uma dotação máxima de 40.000 EUR (quarenta mil euros);

Exit mobile version