Pplware

Windows: Proteja qualquer pasta sem usar software de terceiros

Existe no mercado um vasto leque de software como Folder Lock, Protected Folder, Wise Folder Hider, entre outros, que permitem bloquear e/ou esconder uma pasta. O método apresentado neste artigo é bastante fácil de fazer e utilizar. Iremos criar um pequeno script .bat no bloco de notas, que pode trazer consigo, e assim proteger facilmente qualquer pasta.


Resumidamente, este script, ao ser executado, cria uma pasta com o nome “Pasta-Privada”. Dentro dela, deverá incluir todos os ficheiros que deseja esconder, e executar de novo o script, para que esta seja bloqueada (com uma password definida no código) e fique oculta. Para desbloquear, deve executar novamente o script e inserir a respetiva password.

Para começar, abra o bloco de notas do Windows.

Copie o código que deixamos a seguir à imagem. Altere a password, sublinhada a vermelho, sendo esta utilizada para efeitos de desbloqueio da pasta.

cls @ECHO OFF title @PPLWARE – Bloqueador/Desbloqueador de Pasta if EXIST “HTG Locker” goto UNLOCK if NOT EXIST Pasta-Privada goto MDLOCKER :CONFIRM echo Deseja bloquear/esconder a pasta? (Y/N) set/p “cho=>” if %cho%==Y goto LOCK if %cho%==y goto LOCK if %cho%==n goto END if %cho%==N goto END echo Erro. Insira (Y/y) para bloquear/esconder a pasta, ou (N/n) para terminar. goto CONFIRM :LOCK ren Pasta-Privada “HTG Locker” attrib +h +s “HTG Locker” echo Pasta bloqueada. goto End :UNLOCK echo Insira a password para desbloquear a pasta. set/p “pass=>” if NOT %pass%== PPLWARE.SAPO.PT goto FAIL attrib -h -s “HTG Locker” ren “HTG Locker” Pasta-Privada echo Pasta desbloqueada com sucesso. goto End :FAIL echo Password inválida. goto end :MDLOCKER md Pasta-Privada echo Pasta privada criada com sucesso. goto End :End

Guarde o ficheiro com a extensão .bat (IMPORTANTE).

Uma vez guardado, faça duplo clique sobre ele (script). Num piscar de olhos, irá aparecer e desaparecer uma janela, estilo linha de comandos do Windows. Verá que foi criada uma nova pasta com o nome “Pasta-Privada”.

Dentro dessa pasta, coloque a(s) pasta(s) e documento(s) que deseja proteger. Feito isso, execute novamente o script. Ser-lhe-á perguntado se deseja bloquear/esconder a pasta. Insira (Y/y) para sim ou (N/n) para sair. Caso tenha inserido (Y/y), repare como a pasta ficou oculta.

Para desbloquear a pasta oculta, execute o script e insira a password que definiu no código. Tenha em conta que o script deve ser executado na diretoria onde a pasta foi ocultada.

E a pasta aparece, tal e qual como quando foi ocultada, com as respetivas sub-pastas. Poderá fazer download do script aqui. Para alterar a password de desbloqueio, basta abri-lo com o bloco de notas.

Verdade será dizer que este está um pouco longe de ser o método mais seguro, no entanto, não deixa de poder ter a sua utilidade.

Exit mobile version