Pplware

Windows Home Server Beta – nome de código ‘Vail’

Foi esta semana lançada a primeira versão beta da segunda versão do Windows Home Server. Esta nova versão traz novidades que prometem tornar o Home Server da Microsoft uma ferramenta indispensável em qualquer casa com vários PC’s ou numa empresa de tamanho médio.

Para aqueles que não conhecem o conceito de Home Server da Microsoft fica aqui uma breve explicação.

O Home Server pretende ser o ponto centrar da vossa rede doméstica ou empresarial. Tal como um servidor de uma grande empresa a correr Windows 2008, mas com o ajuste de dimensão para o tamanho da vossa rede e sem as complicações inerentes de gerir um servidor de dados.

É ali que vão colocar os backups dos vossos PC’s, quer do sistema operativo quer de fotos, vídeos e outros dados. É ainda possível adicionar discos de forma fácil permitindo aumentar sem complicações a capacidade de armazenamento do vosso servidor. Será também por ele que acedem, de forma segura, aos PC’s que tenham na rede.

Uma das funcionalidades que me atrai neste sistema é o automatismo que está implicito na rede gerida pelo Home Server, isto é, sempre que ligo a minha máquina à minha rede, o Home Server executa uma série de backups sem que isso interfira com o desempenho ou rotina do meu computador… nem dou por ela que tenho tudo devidamente salvaguardado.

Se fico sem o meu computador (quer seja por o ter danificado, por roubou ou perda) basta na nova máquina, configurar o meu user e repor as minhas definições e conteúdos, fielmente guardados no Home Server.

Segundo a Microsoft,  esta versão, por ser uma beta, não deve ser colocada a uso como server principal e não deve substituir o que actualmente tenham em produção. Podem e devem testá-lo mas sempre num ambiente de testes.

A máquina que receber esta versão irá ser completamente apagada pelo que não são aconselhados upgrades ou actualizações a instalações de Windows (server ou não) que estejam a prestar serviço.

Os requisitos de hardware para que possam correr a versão Vail do Home Server da Microsoft são os seguintes:

Esta nova versão é já baseada no novo Windows Server 2008 R2 e as novidades mais sonantes são as seguintes:

O Vail pode ser acedido pelos seguintes sistemas operativos Windows:

Windows 7

Windows Vista

Windows XP

Além da segurança, é divertido sentir que está “alguém” a tomar conta dos conteúdos das máquinas lá de casa. Quer seja dos pais ou dos filhos, tudo está devidamente identificado pelo Home Server e devidamente separado, podendo haver total confidencialidade de conteúdos e perfis existentes em disco.

Depois outro aspecto é a configuração da rede e dos computadores nela existentes, é cada vez mais simples, à medida que as versões do Home Server vão saindo. Não precisa de ser um gestor de redes para criar a sua própria rede doméstica e verá opções fantástica ao seu dispor.

Reforçamos o estatuto de beta que esta versão ainda tem e a indicação que deve apenas ser colocada um funcionamento e testes para que possam dar feedabck à Microsoft sobre o amadurecimento do produto. É isso para já que é esperado. É uma versão perfeitamente funcional mas sem qualquer garantias de estabilidade.

Iremos em breve apresentar uma análise sobre este produto, pois com a crescente população de computadores dentro de portas, torna-se essencial ter uma estrutura unificada e optimizada.


Download: Microsoft Connect

Exit mobile version