O Windows Defender é uma solução de antivírus que vem integrada no sistema operativo da Microsoft. Apesar de alguns comparativos indicarem que não é melhor solução, o Windows Defender é sem dúvida uma boa opção (e barata) para uma máquina doméstica.
Mas sabia que pode activar o Windows Defender para pesquisa de Potentially Unwanted Applications (PUA) – aplicações potencialmente indesejáveis?
De acordo com o site maketecheasier, o Windows Defender tem uma funcionalidade escondida que, normalmente, só vem activa para os utilizadores com sistemas Enterprise. Quando esta funcionalidade se encontra activa, o Windows Defender passa a reconhecer e a bloquear aplicações potencialmente indesejáveis.
Como activar o Windows Defender para fazer o scan de PUAs?
A activação do Windows Defender para pesquisa de PUAs é muito simples. Para tal basta aceder ao registo do sistema através do comando regedit
Depois deve ser aberta a seguinte estrutura:
HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Policies\Microsoft\Windows Defender
Agora dever ser criada uma nova chave. Para isso carrega-se no botão do lado direito do rato e depois Novo > Chave
Em seguida atribui-se o nome MpEngine tal como mostra a figura seguinte.
Agora, no painel direito, carrega-se no botão do lado direito do rato e escolhe-se Novo > Valor DWORD (32 bits)
Como nome atribui-se MpEnablePus e define-se o valor para 1.
Após realizados os passos anteriores, basta reiniciar o Windows que o Windows Defender passará a “defender” o sistema de Aplicações Potencialmente Indesejáveis. De referir que este tutorial foi realizado com base no Windows 10. Mais informações aqui.