O Windows 9 será o próximo sistema operativo da gigante Microsoft. Com previsão de lançamento para 2015, este sistema terá a missão de fazer esquecer o Windows 8 (que desapontou milhares de utilizadores) e até o Windows XP que continua a ter uma quota de mercado interessante, mas também conquistar novos utilizadores que “fugiram” para outros sistemas operativos.
Agora surgem rumores que o novo Windows 9 (também conhecido como Threshold) abandonará a Charm Bar e optará por ambientes virtuais.
O Windows 8 introduziu o conceito de Charm Bar – barras que estão escondidas no ambiente de trabalho, mas que aparecem na lateral (através do atalho Win + C) oferecendo atalhos para um conjunto de funcionalidades.
Na prática é um menu semelhante ao Menu Iniciar de versões mais antigas do Windows só que sem aplicações.
Agora, e depois de várias queixas, por parte dos leitores, da “inutilidade” de tais menus, a Microsoft parece estar disposta a adoptar aquilo que a concorrência já usa há anos…os ambientes de trabalho virtuais.
Os ambientes virtuais de trabalho, tal como o nome sugere, permitem que o utilizador possua várias áreas de trabalho. Por exemplo num ambiente virtuais de trabalho o utilizador pode ter o browser aberto enquanto noutro ambiente pode estar a usar a suite de produtividade da própria Microsoft.
Além desta novidade, o Windows 9 deverá ter uma interface que facilmente se irá adaptar a qualquer dispositivo, o menu iniciar voltará e até poderá ser gratuito – saber mais.
Consideram que esta será uma funcionalidade interessante no Windows 9?