Pplware

Nostalgia? Mate as saudades do Windows 3.0 com o seu explorador de ficheiros

Quem acompanha o Windows, desde as primeiras versões, sabe o que este sistema cresceu desde o Windows 3.0. São mudanças que se deram ao longo dos anos, mas que deixaram saudades de muitas das coisas que se foram perdendo.

Mas a Microsoft tem procurado manter a tradição e, por isso, trouxe agora para a sua loja de apps uma recordação do passado. O explorador de ficheiros do Windows 3.0 está disponível para o Windows 10.


No ano passado a Microsoft tornou público o código fonte do explorador de ficheiros do Windows 3.0. Nessa altura, não se esperava que este evoluísse e surgisse para ser usado. Pensava-se que era apenas uma recordação do passado, sem qualquer futuro.

Um regresso ao passado com este explorador de ficheiros

A Microsoft e a comunidade resolveram fazer crescer esta ferramenta histórica. Acabaram por melhorá-la, mostrando da mesma forma que pode ser usada no Windows 10 e no dia a dia.

Depois de instalado, o Windows File Manager pode ser usado para gerir todos os ficheiros presentes no Windows 10. Mantém-se contido numa janela única, tal como acontecia no Windows 3.0.

As muitas novidades do Windows 3.0

Claro que as novidades tornam-no preparado para 2019, com novas capacidades como copiar, colar ou cortar ficheiros. Podem também arrastar e soltar ficheiros entre pastas, tal poderia ser, portanto, esperado no início dos anos 90.

Todo o grafismo que esta “nova” versão do gestor de ficheiros do Windows 3.0 traz afastam-no eventualmente do que o Windows 10 tem hoje. Ainda assim, pode ser usado no dia a dia e de forma intensiva, como se qualquer outra aplicação deste género se tratasse.

O que quer a Microsoft com este regresso ao passado

Este é um exercício muito interessante da Microsoft, ao trazer para a sua loja de apps a primeira versão do seu explorador de ficheiros. Será para muitos uma forma de nostalgia, ao reviver momentos do passado. Para outros, mais novos, será a forma de perceber o que se tinha no Windows há 30 anos.

Exit mobile version