Está neste momento a decorrer a conferência Build 2015, organizada pela Microsoft, onde estão a ser apresentadas várias novidades da Empresa.
Depois do anuncio do Microsoft Edge, o sucessor do Internet Explorer, a empresa deu também a conhecer que os smartphones com Windows 10 poderão ser usados como computadores… com rato e teclado.
Tal como a concorrência, a Microsoft tem vindo a criar o seu próprio ecossistema oferecendo funcionalidades “de continuidade”. Este novo conceito, permite que o utilizador realize as mais diversas actividades, independentemente do equipamento que está a usar. Por exemplo, ligando o smartphone a uma TV/monitor, via HDMI, o utilizador passa a ter a possibilidade de usar as “aplicações universais” tal como num tradicional PC. Além disso o utilizador pode inclusive também ligar um rato e um teclado.
É verdade que não é uma experiência de Desktop perfeita mas é muito perto disso. As aplicações universais conseguem adaptar-se à resolução usada, o que facilita todo o processo.
Com este anuncio (que não é propriamente uma novidade) a Microsoft mostra que o futuro/presente passará pela convergência. Se o utilizador tiver um smartphone e uma doca certamente não terá a necessidade de ter muitos mais dispositivos.