Quando a Microsoft lançou o Windows 10 tinha um plano bem definido e que queria cumprir a breve trecho. Este deveria ser o sistema operativo mais usado, batendo a concorrência e a até as anteriores versões do Windows.
A verdade é que este domínio nunca aconteceu de forma total e o Windows ainda não ocupa o seu lugar de destaque. Este passo pode estar em breve a ser dado, porque o Windows 10 está quase a ultrapassar o Windows 7.
Os dados referentes ao passado mês de junho mostram que o Windows 10 continua a sua escalada rumo ao topo da tabela de sistemas operativos, procurando conseguir a ideia da Microsoft.
Esta tem sido uma caminhada que não tem sido simples, tudo graças a uma natural apetência dos utilizadores em manterem-se nas versões mais antigas do Windows, o que tem causado um atraso anormal.
Mas os números de junho, do NetMakertShare, mostram que o Windows 10 está prestes a passar o Windows 10 e assumir o controlo do universo dos sistemas operativos. No mês passado o Windows 10 conseguiu uma quota de 35,71%, aproximando-se do Windows 7, que teve 41,74%.
Curioso é que o Windows 8.1 e o Windows XP ainda terem uma presença significativa. Estes sistemas conseguiram neste mês 4,95% e 4,08%, respetivamente. Estes valores parece ter ido constantes nos últimos meses.
Estes são valores de análise do mercado e são representativos do que está a acontecer com o Windows 10. Contrastam com o que a StatCounter apresenta e que mostra que o Windows 10 é já o mais usado, desde dezembro do ano passado.
Parece que finalmente o Windows 10 está a conseguir alcançar e cumprir as metas propostas da Microsoft, destacando-se no mundo dos sistemas operativos e ultrapassando todos os restantes propostas.