O recém anunciado Windows 10 S é um sistema operativo mais seguro e com um desempenho superior, comparativamente a outras versões. Todas as aplicações necessárias estão disponíveis na Windows Store, são verificadas para garantir a maior segurança, e depois são executadas localmente num espaço isolado.
No entanto, o Windows 10 S força que o utilizador use o browser Edge e o motor de busca Bing.
Apesar de na Windows Store existirem outros browsers, como por exemplo o Opera Mini, o Windows 10 S não permite que o utilizador defina, como browser por omissão, outros browsers. Se o utilizador tentar abrir um ficheiro HTML ou abrir um link, será sempre o browser da Microsoft a realizar essa tarefa, segundo revela a própria Microsoft (ver aqui).
Yes, Microsoft Edge is the default web browser on Microsoft 10 S. You are able to download another browser that might be available from the Windows Store, but Microsoft Edge will remain the default if, for example, you open an .htm file. Additionally, the default search provider in Microsoft Edge and Internet Explorer cannot be changed.
Além do browser, a Microsoft também não deixa mudar, no próprio Edge, o motor de busca, sendo sempre por omissão o Bing.
Segundo a Microsoft, com o Windows 10 S, o Microsoft Edge facilita a forma como os alunos organizam as suas pesquisas e gerem os projetos escolares, com a nova barra de Tab Preview. Graças ao Windows Ink no Microsoft Edge, os alunos podem tirar notas diretamente numa página da Internet e partilhá-la com os colegas.
Concorda com esta política da Microsoft?