A Microsoft tem, no Windows 10 S, um modo simples de garantir a segurança dos utilizadores e do próprio sistema operativo. A ideia parecia boa e simples de implementar, mas afinal acabou por não vingar e esta versão vai mesmo desaparecer.
A confirmação surgiu agora da própria Microsoft, que vai reformular o Windows 10 S e torná-lo apenas num modo dentro das muitas versões que tem do Windows 10.
Foi o próprio Joe Belfiore que veio a público confirmar o fim do Windows 10 S como um sistema operativo e a sua mudança radical. Este rumor já tinha circulado e era dado como quase certo.
O problema do Windows 10 S, segundo a Microsoft
Criado para garantir a segurança dos utilizadores através do controlo de instalação de aplicações fora da loja de apps do Windows, nunca foi muito bem recebido e era considerado confuso por parte dos utilizadores.
Esta afirmação vem da própria Microsoft, que revelou que “ouvimos comentários de que a nomenclatura [Windows 10 S] era um pouco confusa para clientes e parceiros”. Assim, torna-se natural o fim do Windows 10 S como uma versão do Windows.
É mesmo o fim do Windows 10 S?
Apesar das alterações apresentadas pela Microsoft, o fim do Windows 10 S não vai acontecer. Haverá apenas uma reestruturação e passa a existir em cada versão do Windows 10 um Modo S.
Este será um extra que poderá ser usado e que aplicará em cada máquina as limitações de instalação de aplicações que atualmente são conhecidas nesta versão.
Dentro em breve os clientes vão poder comprar um novo PC com o Windows 10 Home ou Windows 10 Pro com o Modo S ativo. Não se sabe ao certo de que forma esta mudança conseguirá retirar a confusão que a Microsoft revelou, uma vez que o resultado final será o mesmo.