Pplware

Hora de melhorar o Windows 10! Chegaram os novos PowerToys da Microsoft

Ao mesmo tempo que desenvolve o Windows 10 e outras das suas aplicações, os programadores da Microsoft tem em paralelo outros projetos. São pequenas ferramentas que a empresa gosta de incorporar nos seus sistemas por os tornarem mais ricos.

Um dos melhores exemplos veio com os PowerToys, no já longe Windows 95. Estas pequenas ferramentas aumentavam a produtividade e simplificavam a gestão do sistema. Pois a Microsoft resolveu recuperar os PowerToys para o Windows 10.


Para quem acompanha de perto o Windows 10, a chegada dos PowerToys não é uma novidade. A Microsoft já tinha mostrado o seu interesse em trazer de volta esta sua ideia e reunir ali um conjunto de ferramentas únicas. Agora, chegou a primeira versão desta nova proposta, já com ferramentas concretas.

O novo guia dos atalhos do Windows 10

A primeira destas duas ferramentas do PowerToys é muito simples, mas ao mesmo tempo muito útil. É um guia de atalhos para o Windows 10, a que qualquer um pode aceder a qualquer momento. Depois de instalado, basta premir a tecla Windows.

Tudo surgirá de forma direta e lógica, com todas as teclas a serem usadas e com uma explicação do que podem fazer com as mesmas. Curiosa é a associação no ecrã à forma como são usadas. Se uma tecla chama uma janela, esta aparece associada à mesma.

FancyZones: O gestor de janelas diferente que do PowerToys

Na segunda proposta temos o FancyZones. Esta é uma ferramenta para tornar ainda mais útil e simples a gestão de espaço no ecrã. Criam-se áreas de colocação de janelas onde depois estas vão ser colocadas de forma automática e direta.

Para ajudar os utilizadores são propostos logos vários esquemas de arrumação. Claro que estes podem ser depois ajustados e adaptados ao pretendido, mas servem como uma excelente base para o FancyZones.

As potencialidades desta ferramenta são muitas. Toda a gestão é automática e depende apenas do modelo inicial que for definido. Tudo depois é natural, adaptativo e intuitivo.

Estas são apenas as duas primeiras propostas da Microsoft para os PowerToys. A criação de novas ofertas está aberta a toda a comunidade e o código está disponível no Github. Só é preciso imaginação e engenho.

Este é um regresso ao passado, mas com tudo para ter o mesmo sucesso que teve antes. São principalmente uma ajuda para quem quer melhorar o Windows 10.

Exit mobile version