Pplware

Windows 10 deixará definir a largura de banda a ser usada nas atualizações

Uma das maiores queixas do Windows 10 são as suas atualizações. Para além da sua frequência, os utilizadores revelam que estas ocupam demasiado espaço e que surgem em alturas menos próprias.

A Microsoft tem procurado resolver este problema de várias formas, nem sempre lógicas. A mais recente atualização de testes trouxe outra novidade. Agora passa a ser possível definir com detalhe a largura de banda que estas podem usar.


A luta dos utilizadores do Windows 10 contra as atualizações não é nova. Desde o seu lançamento que estas trazem problemas aos utilizadores. Umas vezes porque surgem em alturas em que as máquinas não devem ser reiniciadas e noutras porque trazem problemas com drivers e outras apps.

É, no entanto, evidente o trabalho da Microsoft para dar aos utilizadores maior controlo sobre estas atualizações. Passou a permitir que estas sejam atrasadas e até que sejam instaladas em horários específicos. Ainda assim, há quem entenda que pode ser feito mais e melhor.

Ainda maior controlo na largura de banda das atualizações

Uma novidade surgiu agora nas versões de testes do programa Insiders, que agradará a todos. Não vem dar controlo sobre o como ou quando, mas sim sobre a largura de banda usada para a sua transferência. Sendo esta também uma queixa recorrente.

Do que se vê na build 18912 da versão 20H1 do Windows 10, agora é possível definir com detalhe os Mbps que a atualização poderá usar. Este valor estará afeto à ligação principal e que estará a ser usada para descarregar as atualizações.

Atualização da Microsoft para o que já existe no Windows 10

Esta é uma melhoria do que existe já, onde os utilizadores podem definir uma percentagem da ligação que as atualizações podem usar. Tanto pode ser definida a percentagem de download como a de upload.

Ainda é cedo para que os utilizadores possam usar esta novidade, mas fica garantido que esta melhoria chegará na primeira atualização do Windows 10 que será lançada em 2020. Vai ser testada, melhorada e posteriormente incorporada nas restantes novidades a lançar.

Exit mobile version