Quase um ano depois de ter sido lançado, o Windows 10 tem-se mostrado como o sistema operativo de eleição dos utilizadores. Ainda com uma quota de mercado que poderá ser encarada como reduzida, dá mostras de conseguir em breve ultrapassar o Windows 7, de forma global.
Mas o Windows 10 conseguiu agora uma vitória muito significativa ao destronar pela primeira vez o Windows 7, para já apenas no mercado norte-americano.
A Microsoft quer colocar o Windows 10 a correr em mil milhões de máquinas até ao final de 2018. Para isso tem procurado convencer os utilizadores a actualizarem as suas máquinas, por vezes com campanhas que muito utilizadores encaram como abusivas.
Mas a verdade é que tem cada vez mais presença e, segundo os dados da StatCounter, há já mercados onde domina sobre o Windows 7. São exemplos deste domínio a América do Norte, o Norte da Europa, Austrália, Nova Zelândia e outros pequenos países. Portugal está já nesta lista restrita.
Globalmente o Windows 10 tem já uma adesão de 23,4% contra os 39,62% do Windows 7. Em alguns pontos do globo, em particular em África e na Ásia, o Windows XP, 8 e 8.1 ainda dominam.
Mas a grande novidade foi a passagem do Windows 10 para o topo da lista dos sistemas operativos de desktop mais usados na América do Norte. A tabela inverteu-se e, por uma margem mínima, o Windows 7 perdeu a liderança para o Windows 10.
Com 28,82% de quota de mercado o Windows 10 está à frente do Windows 7, que tem agora 28,65%. Neste mercado o Mac OS X está na terceira posição, com 16,16%, enquanto o Windows 8.1 e o Windows 8 têm, respectivamente, 8,25% e 5,93%.
Este poderá ser o primeiro passo para que o Windows 10 se assuma no mercado e que o passe a dominar, dando finalmente à Microsoft a posição que quer ter desde que lançou o seu mais recente sistema operativo.
A chegada da Actualização de Aniversário vai trazer ainda mais novidades e manter o interesse dos utilizadores neste sistema, garantindo uma posição de dominância ainda maior.