Com o Windows 10, a Microsoft curiosamente desactivou o sistema de restauro (System Restore)… pelo menos nalguns sistemas. O restauro do sistema é uma funcionalidade quem já vem desde o Windows ME e que na prática permite aos utilizadores criarem snapshots/pontos de restauro do sistema.
Mas como activar o restauro do sistema no Windows 10?
O Windows 10 passou a disponibilizar aos utilizadores várias funcionalidades novas. No entanto, a Microsoft resolveu também desactivar algumas deixando a que seja o utilizador a escolher/activar. Uma das funcionalidades que a Microsoft desactivou no Windows 10 foi o popular restauro do sistema.
Mas porque desactivou a Microsoft o restauro do sistema?
A Microsoft nunca explicou muito bem porque deixou de vir activo, por omissão, o restauro do sistema. No entanto há algumas informações que indicam que foi tudo por uma questão de espaço de armazenamento em disco (a Microsoft sempre quis que o Windows 10 tivesse capacidade de poder ser instalado/correr em dispositivos com menos de 16 GB de memória em disco).
Desta forma fica do lado do utilizador a decisão de activar o restauro do sistema.
Mas como activar o restauro do sistema?
A activação do restauro do sistema é feita através do painel do controlo ou procurando por Criar Ponto de Restauro.
Depois basta seleccionar o disco/partição e carregar em Configurar
Em seguida devem seleccionar a opção “Ativar a protecção do sistema” e depois indicar a quantidade de GB em disco a usar por esta funcionalidade.
Esta é sem dúvida uma das mais interessantes e úteis funcionalidades do Windows. Se tiverem bastante espaço em disco deixem-na activa pois poderá ser fundamental no caso de terem algum problema com o sistema.