Pplware

Cuidado, Windows 10 envia o seu histórico de atividade à Microsoft mesmo se recusar

Os problemas de privacidade e recolha indevida de dados dos utilizadores do Windows 10 são por demais conhecidos. Começaram desde que a nova versão do Windows foi lançada e até hoje ainda continuam.

A Microsoft resolveu o problema mostrando aos utilizadores que dados recolhe, mas aparentemente não está a respeitar os utilizadores, com a recolha do histórico de atividade a acontecer em qualquer situação.


Com o Privacy Dashboard, a Microsoft passou a dar algum controlo aos utilizadores, permitindo que estes definam que tipos de dados querem transmitir à criadora do Windows 10.

No entanto parece que esta não é uma verdade, uma vez que existe um novo caso que tem estado a ser discutido há alguns dias no Reddit por um conjunto alargado de utilizadores, revelando que mais uma vez a Microsoft não está a respeitar a decisão dos utilizadores e recolhe dados sem a autorização destes.

A descoberta feita mostra que mesmo com a opção para partilha do histórico de atividade desativada, impedindo a sincronização destes dados com a cloud, esta continua a surgir ativa no Privacy dashboard.

Para o comprovarem só precisam de desativar esta opção em Definições -> Privacidade -> Histórico de atividade e desativarem a opção Enviar o meu histórico de atividade à Microsoft.

anterior próxima

Após isso, e se acederem ao Dashboard de privacidade, mais abaixo, vão ver que ao ser aberto o browser, no separador Histórico de atividade todos os dados vão estar presentes, mesmo que tenham sido eliminados do lado do Windows 10.

O que foi descoberto mostra que estes dados apresentados são oriundos da recolha de diagnóstico do Windows e que não respeitam a opção do utilizador.

Este é mais um problema para a Microsoft, que mais uma vez parece estar a braços com problemas de privacidade e recolha indevida de dados, contrariando as opções dos utilizadores.

Exit mobile version