O Windows 10 segue o novo modelo de licenciamento que a Microsoft abraçou. A actualização existe e está disponível de forma gratuita durante um ano.
Mesmo com esta borla que a Microsoft está a dar muitos não querem o Windows 10, mas dificilmente vão conseguir ficar para trás. A actualização para o Windows 10 já começou a ser forçada e sem qualquer controlo dos utilizadores.
A Microsoft sempre foi clara na sua vontade de migrar todos os utilizadores do Windows 8.1 e Windows 7 para a mais recente versão do sistema operativo. Se inicialmente tentou convencer os utilizadores com a gratuitidade do Windows 10, está agora a tomar medidas mais agressivas e a colocar esta actualização como recomendada.
Até agora os utilizadores conseguiam fugir dela, mas existem relatos no Reddit que dão conta de que o processo de actualização do Windows 10 está a ser iniciado de forma automática e que não pode ser parado.
Este processo vai contra todas as indicações que a Microsoft deu e que garantiam que haveria sempre um controlo e decisão final a terem de ser feitas pelos utilizadores.
Porque se iniciaram as actualizações para o Windows 10?
Desde que a Microsoft marcou a actualização do Windows 10 como uma actualização recomendada que esta está a aguardar para ser transferida. A maioria dos utilizadores não desmarcou esta actualização e por isso estava pronta.
Com o lançamento de várias actualizações nos últimos dias, chegou a hora do Windows 10 ser transferido e preparado para ser instalado. É esse processo que está agora a decorrer, de forma faseada.
Algo que fica por explicar é a razão dos utilizadores não poderem interromper este processo e manter assim o Windows 7 ou o 8.1. Há sempre a possibilidade de se feito o processo de reversão para a versão anterior do Windows, durante 30 dias, mas é um processo que pode correr mal e é trabalhoso para o utilizador. Recorde como o pode fazer.