Pplware

Windows 10 vai conseguir defender-se contra ransomware

O Windows tem sido, nos últimos tempos, vítima de ataques repetidos, sempre recorrendo a falhas deste. Isto tem-se revelado uma dor de cabeça para os utilizadores, que nem sempre se conseguem defender.

Para acabar com estes problemas, a Microsoft acaba de dar ao Windows 10 a funcionalidade de este detetar ataques de ransomware e assim garantir uma defesa imediata do seu sistema.


A Microsoft quer acabar com os problemas que têm afetado o Windows de uma vez por todas e por isso está a colocar mecanismos no Windows 10 para que esta possa fazer uma deteção antecipada de problemas, ao mesmo tempo que assim se pode defender.

A nova proteção do Windows 10 contra ransomware

A mais recente build do programa Insiders do Windows 10 trouxe uma novidade que vai garantir esta defesa. Os “controlled folders”, nome dado a esta novidade, vão estar protegidos e monitorizados constantemente para garantir essa segurança.

Na prática o Windows Defender vai estar a monitorizar constantemente as pastas do Windows 10 e, sempre que detetar um comportamento anormal, vai barrar o acesso dessa aplicação a essas pastas.

As proteções adicionais

Porque nem todos os utilizadores colocam os seus dados nas pastas do Windows, a Microsoft dá a possibilidade de serem adicionadas pastas a serem monitorizadas.

Mesmo sendo possível adicionar estas novas pastas, o Windows 10 irá impossibilitar que as pastas de sistema sejam removidas. Isto abriria a porta a problemas caso os utilizadores fizessem esta alteração.

Também, porque há aplicações que, no seu funcionamento normal, têm comportamentos que o Windows pode considerar incorretos, a Microsoft irá permitir que estas sejam adicionadas e passem no controlo dos “controlled folders”.

Como ativar a nova proteção no Windows 10

Para a ativar o “controlled folders”, para além de terem de ter instalada a mais recente build do programa Insiders do Windows 10, é necessário aceder à zona Virus & threat protection do Windows Defender Security Center.

Aí dentro deve encontrar a zona controlled folders, que poderá ser ativada ou desativada. É também aqui que se acede à adição de novas pastas e a adição aplicações que vão contornar este mecanismo.

Com estas novas medidas de segurança o Windows vai ficar mais seguro e conseguir antever ataques, protegendo-se antes que estes consigam ter impacto no sistema.

Fonte: Microsoft

Leia também

Exit mobile version