Pplware

O Windows 10 também tem um dark mode, aprenda a ativá-lo

Uma das grandes novidades da Apple para o macOS Mojave foi a chegada de um dark mode. Este é, na verdade, um modo que muitos outros sistemas já têm disponíveis e que são usados há já algum tempo.

A Microsoft, no Windows 10, tem também esta funcionalidade pronta a ser usada. Vamos por isso mostrar como podem ativar e usar o dark mode do Windows 10.


O dark mode é a forma que as principais casas de software encontraram para criar ambientes de utilização que cansam menos os utilizadores e que, em situações de menos luminosidade, são mais protetores para os olhos.

Há já algum tempo que a Microsoft tem vindo a preparar este modo e com a Atualização de Aniversário ele finalmente chegou, ainda que de forma algo tímida. Os trabalhos continuam e este está cada vez melhor.

Como ativar o dark mode no Windows 10

Em primeiro lugar devem aceder às Definições do Windows 10. Aí dentro devem procurar pela opção Personalização.

Uma vez na zona da Personalização, devem procurar e escolher a opção Cores. Aí, no final, devem encontrar a zona onde podem escolher o modo que querem usar.

Caso escolham a opção Escuro, será aplicado o dark mode a toda a interface do Windows 10, ficando de imediato mais escuro e mais adaptado a situações de menor luminosidade.

Para reverterem esta alteração, só precisam de repetir os passos indicados antes e alterar a opção de Escuro para Claro.

Como usar o dark modo no Windows 10

Assim que realizarem a alteração apresentada, o modo escuro fica de imediato ativo e toda a interface do Windows 10 ficará negra. É natural que nem todas as aplicações estejam preparadas para este modo, mas as principais do Windows 10 podem ser usadas com interfaces mais escuras nativamente.

Caso estejam já a testar a Redstone 5, que está disponível para o programa Insiders, vão ter já acesso a uma primeira versão do Explorador de ficheiros com o dark mode. Ainda é muito inicial, mas mostra bem o caminho que vai ser seguido.

Este modo, como podem ver, é o ideal para situações em que têm pouca luz e que querem poupar os vossos olhos. Toda a interface do Windows 10 vai ser alterada e as apps adaptadas para o melhor conforto visual do utilizador.

Exit mobile version