Pplware

Windows 10 em ARM volta a aparecer em benchmark

A Microsoft continua a sua caminhada para ter o seu principal sistema operativo, o Windows 10, a correr nos SoC ARM.

Depois de ter sido conhecido o primeiro benchmark com um PC da HP, surgiu agora um novo, desta vez pela mão de um computador ASUS.


Depois do insucesso do seu Windows 10 Mobile, a Microsoft está a fazer um esforço para implementar uma versão especial do seu principal sistema operativo, o Windows 10, nos processadores ARM.

A Microsoft já tem falado várias vezes deste seu novo projeto e já garantiu uma excelente autonomia, mantendo um desempenho idêntico ao registado nos computadores baseados na arquitetura X86. Utilizando o Snapdragon 835 como base para os primeiros dispositivos, a Microsoft irá contar com marcas como a HP, Asus e Lenovo no seu projeto.

Surgiu novo benchmark do Windows 10 on ARM a correr num Asus

Na semana passada ficámos a conhecer alguns detalhes de um modelo da HP com Windows 10 e Snapdragon 835 que, segundo um teste no Geekbench, totalizou 1202 pontos em single-core e 4068 pontos em multi-core.

 

Recentemente surgiu mais um teste de geekbench, desta vez a um computador Asus, que vem mostrar que o lançamento destes dispositivos pode estar bastante perto, estando prevista para o final do ano.

Este novo computador, com o nome de código TP370QL, tem um ecrã de 13″, Qualcomm Snapdragon 835 a 2.21 GHz, 4GB de RAM e uma versão 32bits do Windows 10 Pro. No teste de Geekbench, este computador perfez 818 em single-core e 3174 em multi-core.

De forma a comparar com o desempenho dos computadores tradicionais, um PC com um Intel i3-8100, no mesmo teste, perfez 3692 pontos em single-core e 11860 pontos em multi-core.

É então esperado que estes novos dispositivos com Windows 10 on ARM cheguem já no final do ano e introduzam uma nova solução para aqueles que não necessitam de tanto poder de processamento, mas que prefiram uma longa duração da bateria.

A dúvida prende-se agora com a versão que estes computadores irão trazer e se será um sistema totalmente funcional ou se irá ter alguma limitação. Na mente dos consumidores ainda paira no ar o fantasma do Windows RT e das limitações que este oferecia, sendo agora da responsabilidade da Microsoft contrariar esta imagem.

Exit mobile version