Pplware

Windows 10 – Aprenda a virtualizar com o Hyper-V (Parte I)

O Hyper-V é uma das plataformas de virtualização mais poderosas e populares do mundo. A Microsoft tem melhorado em muito esta plataforma que actualmente oferece suporte para a grande maioria dos sistemas operativos.

Hoje vamos ensinar como podem activar o Hyper-V no Windows 10.

Para activar o Hyper-V no Windows 10, o utilizador não necessita de instalar qualquer aplicação de terceiros uma vez que esta plataforma de virtualização é uma funcionalidade do próprio Windows. O Hyper-V está disponível nas seguintes edições do Windows 10:

Como instalar/activar o Hyper-V?

Para instalar/activar o Hyper-V n o Windows 10 basta carregar com o botão do lado direito do rato sobre o ícone do Menu Iniciar e depois escolher a opção “Programas e Funcionalidades”.

Em seguida, do lado esquerdo, selecionamos “Ativar ou desativar funcionalidades do Windows”

Por fim, basta procurar por Hyper-V e seleccionar essa funcionalidade. E está feito. Depois é só aguardar uns momentos até que toda a plataforma seja instalada no sistema.

Depois de instalado é obrigatório que reinicie a máquina. Após reiniciar o sistema basta procurar por Gestor de Hyper-V para começar a virtualizar um sistema (algo que apresentaremos num próximo artigo)

Ao contrário do VirtualBox, além do uso em ambientes domésticos o Hyper-V é também usado em ambientes empresariais, em servidores. Num próximo artigo vamos ensinar a criar uma máquina virtual e mostrar algumas funcionalidades da plataforma.

Exit mobile version