Depois de uma atualização desastrosa, a Microsoft não perdeu tempo e continuou a desenvolver o Windows 10, procurando trazer novidades e melhorias ao seu sistema operativo.
O resultado desse trabalho surgiu agora na build 18290, lançada no programa Insiders, onde podemos ver um foco na privacidade e noutras áreas importantes do Windows 10.
Todos reconhecem que a última atualização do Windows 10 correu de forma muito anormal. Os problemas foram graves e constantes, atrasando a sua disponibilização de forma alargada.
Mas depois destes problemas ultrapassados, é hora da Microsoft voltar aos desenvolvimentos, tendo apresentado a build 18290, onde mostra todas as novidades que criou recentemente.
Maior controlo sobre quem usa o microfone no Windows 10
Uma das maiores novidades desta build é mesmo a informação sobre as aplicações que estão a usar o microfone. O objetivo é aumentar os controlos sobre a privacidade neste sistema operativo.
Este alerta irá estar na área de notificações, com um ícone específico e com a indicação das aplicações que estiverem a aceder ao microfone. Ao clicar nessa notificação, a será aberta a área configuração de privacidade do microfone no Windows 10.
Mais novidades para o Windows 10 na build 18290
Esta build tem mais novidades, focadas na imagem e na entrega de novas funcionalidades aos utilizadores. É por isso que temos agora a possibilidade de forçar uma atualização do relógio do Windows diretamente aos servidores de NTP que estiverem definidos.
Temos também a presença de novos ícones no Menu Iniciar, que facilitam a utilização ao oferecerem uma ajuda visual para tarefas como o reiniciar do Windows 10.
Também a Cortana e a Pesquisa do Windows foram melhorados, focando-se na experiência de utilização e na interface que é oferecida neste campo muito importante para os utilizadores deste sistema operativo.
Por fim, e para ajudar visualmente os utilizadores, passa a estar também presente na Área de Notificações um alerta sempre que for necessário reiniciar o Windows.
Todas estas novidades e a build 18290 vão agora entrar em testes no programa Insiders, permitindo que seja avaliada e dissecada para garantir que não tem falhas e que pode passar para todos os utilizadores.