Independentemente de qual o melhor sistema operativo para dispositivos móveis da actualidade, a verdade é que os programadores estão a apostar em força na plataforma Android e a desenvolver aplicações/serviços fantásticos ( infografia – vejam aqui). Depois de termos apresentado o fantástico FTPDroid (um servidor FTP para o Android – ver aqui), hoje vamos conhecer o WebDroid que permite ter um autêntico servidor Web no Android.
Uma das grandes vantagens dos smartphones é a mobilidade que permitem no acesso aos serviços online. Apesar de nos dias de hoje ainda não substituírem totalmente os desktops, a verdade é são muitos os serviços que podem ser implementados num simples smartphone.
O WebDroid é uma aplicação que permite aceder ao nosso dispositivo através de um WebBrowser. Apesar de existirem algumas aplicações que apresentam esta arquitectura de comunicação, o WebDroid vai mais além, disponibilizando suporte para várias tecnologias Web.
Principais características
- Suporte completo para AJAX
- Permite procurar, apagar e fazer upload de vários ficheiros em simultâneo
- Preview de imagens e ficheiros MP3
- Restrição por password.
Como funciona o WebDroid?
O WebDroid funciona no paradigma cliente/servidor. Basicamente é necessário instalar a aplicação servidor do lado do Android (WebDroid) e aceder ao mesmo através de um simples Browser (via PC ou outro smartphone ou Tablet).
Do lado do Android depois de instalado e executado o WebDroid, a aplicação fornece o endereço de ligação (neste caso o http://192.168.1.70:9000). Carregando na tecla de menu do dispositivo, podemos aceder a várias copções de configuração do WebDroid.
Do lado do PC basta abrir um simples browser e inserir o endereço fornecido pelo WebDroid. Nesse momento, é apresentada uma interface muito bem organizada e funcional, que permite aceder ao sistema de ficheiros do Android. A interface é desenvolvida em Ajax o que permitindo uma interacção fantástica.
O WebDroid é mais uma excelente aplicação para dispositivos móveis com Android. Por este andar, quem sabe se no futuro os servidores passarão a ter como base o sistema operativo da Google? Pessoalmente gostei bastante das funcionalidades disponibilizadas e simplicidade de operação. Experimentem!