Pplware

Versão Open Source do Windows? Sim é possibilidade bem real

A posição da Microsoft face ao software open-source sempre foi bem conhecida. Poucas são as suas aplicações que podem ser acedias ou consultadas e que esteja com este licenciamento.

Muitos gostavam de ver o Windows tornar-se um dia open-source e a Microsoft partilhar com a comunidade o seu código, mas poucos acreditam que isso seja sequer possível.

Mas a verdade é que esta realidade pode estar muito mais perto do que se pensava, pelo menos segundo as palavras de Mark Russinovich, um dos engenheiros da Microsoft.

Desde que Satya Nadella assumiu o cargo de CEO da Microsoft que a empresa tem mudado muito. Já antes esses ventos de mudança se anunciavam com a entrada da Microsoft em áreas que não eram naturalmente suas.

Mas a verdade é que a empresa tem crescido e mostrado a todos que está a preparar-se para mudanças anda maiores. Exemplos dessas possíveis mudanças vêm da unificação do Windows para as diferentes plataformas e a chegada de novo hardware.

O eterno dilema de lançar ou não o Windows como uma aplicação de código acessível e aberto ao mundo voltou agora a estar lançado. Numa entrevista dada à WIRED, Mark Russinovich, um dos principais engenheiros da Microsoft, voltou a ser abordado com este tema.

Mas a sua resposta foi diferente das que normalmente eram apresentadas. Segundo Russinovich esta é uma possibilidade bem real e que já várias vezes foi abordada dentro da Microsoft.

Nas palavras de Russinovich todas e quaisquer ideias e conversas que possam ser imaginadas sobre este tema foram já tidas dentro da Microsoft e todos esses temas abordados e discutidos.

Apesar desta nova abertura a Microsoft face aos utilizadores e ao software, é muito pouco provável que algum dia o Windows venha a ser open-source ou que o seu código seja tornado público.

Para além da perda de receitas que a Microsoft iria ter, e o Windows é sem qualquer dúvida uma das maiores fontes de rendimentos da empresa, existiria ainda a elevada complexidade de disponibilizar e manter esse código público.

O próprio Mark Russinovich revela isso na sua entrevista ao referir que é complicado abrir o código e ter depois a necessidade de ter elevados conhecimentos para o poder usar.

Não é de agora que este assunto é levantado e até dado como provável, mas a verdade é que nunca o Windows foi tornado público.

Existem mudanças por parte da Microsoft, como podemos ver com a criação de ferramentas que visam a passagem do .Net para o Linux e OSX, mas a verdade é que dificilmente se verá mais qualquer movimento para a abertura do Windows.

Exit mobile version